sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Curtas capixabas serão exibidos nas principais salas de cinema de SP

Durante 11 dias, serão 323 filmes de 53 países exibidos no 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que acontece de 23 de agosto a 2 de setembro em seis salas de cinema e outros 17 espaços.  Quatro obras capixabas serão apresentadas em diferentes programas do evento.

Na Mostra Brasil, está o curta A mulher do treze, dirigido por Rejane Arruda, exibido no dia 29 de agosto no Cine Sesc na Rua Augusta, dia 30 no Centro Cultural São Paulo, e dia 31 no Cinusp, na Universidade de São Paulo. A obra mostra a rotina de uma mulher de idade chamada Inês, que precisa lidar com a perda e a solidão. Curiosamente, foi levemente inspirada numa vizinha de Rejane quando esta morava em São Paulo. 

A diretora, que teve seu filme de estreia premiado recentemente na Mostra da ABD Capixaba, diz estar feliz e emocionada com a exibição em algumas das salas de cinema com melhor estrutura de som e projeção no país, como o CineSESC. “Quando morava em São Paulo, acompanhava assiduamente o festival como oportunidade de conhecer mais de cinema e ver o que vinha sendo produzido. Sempre fui como público e agora volto como exibidora. É um oportunidade de conhecer pessoas e debater com o público”, afirma Rejane. 

O documentário Transvivo, dirigido por Tati W. Franklin, será exibido no programa Cinema em Curso nas seguintes datas: dia 25 de agosto no Centro Cultural São Paulo, dia 31 de agosto no Museu da Imagem e do Som, e 6 de setembro no Cinusp, na Universidade de São Paulo. O documentário companha a história de Izah e Murilo, dois jovens que passam pelo processo de transição de gênero.

A animação Sobre a gente, feita pelo Instituto Marlin Azul, integra a Mostra Infanto-Juvenil e as Oficinas de Realização Audiovisual. No filme, os alunos do Projeto Animação, diretores da obras, contam suas histórias de vida. Além de passar em salas importantes como Cinemateca Brasileira, CineSESC, Espaço Itaú de Cinema, SPCine Roberto Santos, vai ser exibido para alunos de trinta Centros Educacionais Unificados (CEUs), equipamentos públicos de educação da capital paulista.

Também elaborado pelos alunos do Projeto Animação, o filme Os segredos do Rio Grande compõe a mesma Mostra Infanto-Juvenil. Nela se fala sobre a importância de preservar o rio, as nascentes e mata ciliares para manter viva a riqueza natural. As exibições serão em quatro salas de cinema, quinze CEUs e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A programação completa do evento e informações sobre os filmes e sessões podem ser encontradas no site do Kinoforum.

 

Mais Lidas