Quando eles começaram a cantar o rap capixaba era “tudo mato”. Um dos grupos pioneiros no Estado, o Suspeitos Na Mira comemora 25 anos de existência com um show especial no próximo sábado (1º), no palco do Teatro Glória, Centro de Vitória.
Formado por Dudu du Rap, Sagaz, L. Brau e LdFli, o grupo surgiu em 1993, buscando expandir a linguagem do hip hop que até então tinha maior força na manifestação da dança por meio do break dance. “Foi difícil não entrar no crime nessa época. Porque a gente só tinha opção de jogar capoeira, jogar bola e dançar break. Quando chegaram o hip hop e o break, começaram a nos dar mais disciplina, a gente se encontrava para treinar”, diz Dudu.
Foi no final dos anos 80 que os dançarinos empunharam o microfone, montaram os beats e começaram a cantar a tocar até se juntarem para montar um grupo com um nome que já dizia a que vieram. Por sua cor, seu cabelo, sua roupa, sua origem, eram sempre suspeitos. Era preciso cantar em protesto.
Em suas letras, o Suspeitos na Mira retrata como poucos a realidade das periferias do Espírito Santo. No início, os tempos eram outros: discos de vinil, ligações no orelhão, transporte coletivo precário. Agora o grupo vive a era da internet diante de uma cena do rap em que as músicas e clipes de multiplicam em velocidade alucinante, sem necessariamente terem passado pelo “berço” do hip hop.
Entre tempos de maior ou menor atividade, o grupo voltou com força total desde o ano passado, a partir do relançamento do clássico disco Perigo Iminente, com cinco novas mixagens e uma canção inédita.
“É a primeira vez que vamos tocar no Teatro Glória. É uma glória chegar nesse ápice da cultura hip hop de maneira adulta, madura, sem pisar em ninguém, usando o chinelinho da humildade”, comenta Sagaz, lembrando que nessa nova fase o grupo também estreou no Theatro Carlos Gomes e no Teatro Municipal de Vila Velha. “É um formato totalmente novo para nós tocar em teatro. É o momento de nos colocar num alto nível, melhorar nossa maneira de atender o público, ter compromisso”, afirma o rapper.
O espetáculo será aberto com uma pequena introdução com os quatro elementos do hip hop. Mas engana-se quem pensa que o Suspeitos ficará restrito ao mundo do rap. Para a comemoração dos 25 anos convidou grandes nomes do break e do rap, mas também artistas de outras vertentes e que têm representado o Espírito Santo inclusive em outros ritmos e latitudes, como Elem Nara e Fabio Carvalho.
O Suspeitos na Mira também se apresenta na semana seguinte no Viradão Vitória, dia 7 de setembro, na Escadaria do Rosário, no Centro da capital. O grupo ainda está preparando um novo disco depois de anos. Com o nome do álbum ainda em segredo, algumas das canções podem circular este ano.
AGENDA CULTURAL
Show Suspeitos na Mira Convoca
Quando: Sábado, 1º de setembro, 19 horas,
Onde: Teatro Glória – Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória/ES.