sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Imersão busca fortalecer colaboração entre projetos de economia criativa

Os empreendedores de economia criativa do Espírito Santo terão uma oportunidade de uma imersão com uma metodologia especial focada no fomento ao desenvolvimento de redes e colaboração. Serão selecionados 60 empreendedores com projeto já em andamento para o Lona Conecta, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 8 de setembro no link www.bit.ly/LonaConecta. Os selecionados receberão confirmação por e-mail.

A economia criativa inclui setores como artes cênicas (circo, teatro, dança), audiovisual, música, design, moda, artes visuais, gastronomia, entre outros. Uma das organizadoras do evento, Lara dos Anjos, afirma que o existem barreiras culturais que impedem uma maior conexão entre os empreendedores criativos, além uma maneira antiga de se entender negócios que não está alinhada com as novas propostas do mundo digital.

“Há uma grande dificuldade dessa galera se conectar, principalmente porque são pequenos empreendedores. As ferramentas colaborativas que serão apresentadas têm esse papel de potencializar e alavancar negócios criativos, porque junto com outras pessoas se consegue fazer muito mais e alcançar um público maior que não se conseguiria sozinho”, diz Lara, do projeto Espírito Criativo, que promove a formação junto com a ONG Movive.

A metodologia utilizada, desenvolvida pela Lona Criativa, tem foco na prática e aborda temas como Financiamento Coletivo e o Poder das Comunidades. “A ideia é que se usem essas ferramentas colaborativas como mapeamento de recursos e de pessoas, não só no aspecto financeiros mas também de pessoas, lugares e recursos disponíveis para realizar certa ação ou para chegar a um objetivo”, diz Lara dos Anjos.

Durante o final de semana serão 18 horas de atividades buscando gerar maior integração entre esses empreendedores para que possam replicar as ideias em seus negócios. “É uma forma de pensar como eu ajo perante meu negócio e como quero agir ou contribuir, buscando uma mentalidade de ganha-ganha, não só o que eu ganho, mas o que o outro ganha, o que a cidade ganha, o que o meio ambiente ganha”.

Entre os facilitadores está a produtora cultural e professora de moda Natália Veiga, fundadora da Lona Criativa, espaço de economia criativa em Florianópolis, e do Rally das Donas, curso itinerante de negócios criativos para mulheres, e uma entusiasta dos processo educacionais não formais, livres e colaborativos. O outro facilitador é Téo Benjamin, engenheiro de formação especializado em financiamento coletivo. Trabalhou na plataforma Benfeitoria, coordenou a campanha de financiamento de Marcelo Freixo (Psol) para a prefeitura do Rio de Janeiro e na campanha para levar Queermuseu ao Parque Lage.

AGENDA CULTURAL

Lona Conecta – Formação para Empreendedores Criativos

Quando: 15 e 16 de setembro

Onde: Centro Cultural Eliziário Rangel – Serra/ES

Inscrições: São gratuitas e estão abertas até dia 8 de setembro pelo site www.bit.ly/LonaConecta

Mais Lidas