sexta-feira, novembro 15, 2024
21.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Evento vai celebrar ‘nova cara’ da Vila Rubim

Quem passa pela Vila Rubim já pode notar uma grande diferença: dois painéis com muitas cores e desenhos ilustram as fachadas de dois dos edifícios do mais tradicional mercado capixaba. Um mural no piso também está sendo pintado dando mais vida ao bairro tão tradicional da capital. Ao todo são 736 metros quadrados de pintura. As obras são parte do Nossa Vila, mais uma edição do projeto Cidade Quintal. No próximo dia 15 de setembro, de 13h às 17h, na Rua Dr. Jair de Andrade, acontece a celebração da finalização das intervenções, com a festa Viva a Vila tendo como o cantor Fabriccio, a DJ Sistah Ilú e artistas locais.

Uma das idealizadoras do projeto, a designer Juliana Lisboa, diz que pela primeira vez o grupo escolheu o lugar e não o lugar os escolheu.  “Acreditamos fortemente no valor que a Vila tem para a identidade cidade de Vitória, na riqueza histórica que existe ali nas entrelinhas, um tanto despercebida devido ao seu aspecto degradado pelo tempo e pela negligência do setor público”.

O Cidade Quintal já realizou ações como o Duelo Elétrico, em Guarapari, o “Aqui se Brinca”, no bairro Floresta, em Vitória, e o “Cartografia Olímpica”, no Parque Tancredão, também na Capital.

O trabalho começa muito antes por meio de diálogos e vivências da equipe do projeto com a comunidade local. Assim se busca materializar a identidade e os patrimônios materiais e imateriais nas pinturas e intervenções. “A pintura é apenas o resultado estético de todo um processo participativo, que inclui as pessoas desde a fase de pesquisa e levantamento histórico, até a validação da criação e desenvolvimento do trabalho em si”, diz Juliana, que coordena o projeto em parceria com o arquiteto e artista plástico Renato Pontello e a arquiteta e urbanista Maria Luiza de Barros, realizando-o de forma colaborativa com outros artistas, produtores e moradores.

Na Vila Rubim, foram seis meses de trabalho e 17 pessoas envolvidas. Juliana conta que de início não foi tão fácil pois havia questões burocráticas relacionadas a incêndios e concessões público-privadas dos imóveis que escolherem intervir, além de certo tipo de desconfiança de moradores e comerciantes, acostumados a ouvir promessas não cumpridas. Reuniões com representantes comunitários e o início da visualização dos resultados foram oferecendo confiança e aprovação local. A fase de prospecção, inclusive, gerou um vídeo que registra parte da riqueza e beleza do local.

Na Vila Rubim de hoje, ao mesmo tempo em que há uma grande importância por conta do Mercado Municipal, um ponto de comércio, cultura e turismo, também há um grande descaso do poder público e um estigma sobre a violência. “A nossa inquietação vem muito de uma noção de que as cidades são configuradas para repelir as pessoas, para que não se sintam confortáveis e seguras na rua e no espaço público. O nosso trabalho surge para criar ambientes urbanos mais atrativos para o público, de modo que ele possa se apropriar daquilo como sendo o seu quintal”. 

AGENDA CULTURAL

Festa Viva a Vila

Quando: sábado, 15 de setembro, de 13h às 17h

Onde:  Rua Dr. Jair de Andrade, Vila Rubim – Vitória/ES

Mais Lidas