Desde o dia 21 de julho passado, o Terminal de Itaparica, em Vila Velha, está interditado por tempo indeterminado. No entanto, só nesta quarta-feira (19) é que o governo do Estado abrirá as propostas da tomada de preços para elaboração de projeto básico detalhado para reconstrução da cobertura do terminal.
A abertura das propostas será às 14 horas, na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, na Enseada do Suá, em Vitória. A tomada de preços é realizada pelo Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes).
O regime de empreitada é por preço global e objetiva a contratação de empresa especializada para elaboração de projeto básico detalhado (arquitetura e complementares de engenharia) para reconstrução da cobertura do terminal urbano de Itaparica. O preço máximo admitido para a contratação é de R$ 230,5 mil, conforme o orçamento do edital.
Passageiros em risco
O Terminal de Itaparica foi interditado após um laudo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) apontar problemas na estrutura do local e sérios riscos para a população. Cerca de 45 mil usuários passam pelo terminal nos dias úteis.
Com a interdição, as linhas de ônibus que passavam pelo local tiveram que ser transferidas para outros terminais do município, como do Ibes, de Vila Velha e também para a rua em frente à rodoviária de Vila Velha. A interdição causa insatisfação da população, que agora enfrenta os terminais lotados.
Com o intuito de construir uma alternativa definitiva para a população após a interdição do Terminal de Itaparica, o prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), propôs a utilização da rodoviária municipal para manter a operação do Transcol em Itaparica.
A decisão veio após pleito popular levado à tradicional reunião que realiza toda segunda-feira, quando o prefeito disse que autorizaria o secretário de Governo [Saturnino de Freitas Mauro] a convidar o presidente da Ceturb, Alex Mariano, a participar da assembleia popular e discutir o assunto com a comunidade de Vila Velha, e a utilização da rodoviária para emprestar ao Transcol neste período. A Ceturb, porém, rejeitou a proposta.
Outros terminais do Transcol apresentam problemas claros em sua estrutura. É o caso do terminal de Jardim América, em Cariacica. Buracos no teto e infiltrações são visíveis. Nesta caso a Ceturb não toma providências, tampouco aponta o tipo de risco que correm os usuários.