Três modelos de bicicletas adaptadas serão disponibilizados e podem atender, inclusive, pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida. Esta é a informação da prefeitura de Vila Velha que fará a apresentação dos novos modelos de bicicletas no domingo (30), às 9h, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica.
“O importante é que possamos ter autonomia. Eu tinha que ir para outro município para encontrar com amigos que têm esse tipo de bike para praticar e agora posso convidá-los para vir para Vila Velha, o lazer será na minha praia”, comemorou Adriana Mascarenhas, deficiente visual e moradora do bairro Itapuã.
Adriana foi a cidadã que solicitou a bicicleta adaptada por meio de uma consulta pública sobre a implantação do projeto Bike VV realizada pela prefeitura.
Três modelos de bicicletas adaptados serão disponibilizados, podendo atender, inclusive, pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida.
Estações
Com 20 estações localizadas em nove bairros, o Bike VV conta com um total de 200 bicicletas disponíveis. O sistema é gerenciado pela empresa concessionária Tembici. e não gera tipo nenhum de custo à prefeitura de Vila Velha, que coordenou todos os estudos para a implantação do projeto por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), com o apoio do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e da Samp.
Os modelos triciclos para duas e três pessoas e a bike dupla para pessoas de baixa visão serão disponibilizados, inicialmente, para operação na praça do Ciclista, em Itaparica (estação 7). O aluguel das bicicletas será feito numa tenda que estará disponível no local. O sistema funcionará aos domingos, das 8 às 15h (horário da interdição da rua).
O valor da cobrança será o mesmo já praticado no Bike VV. O usuário precisa ser cadastrado no sistema e portar o cartão do usuário. Não haverá compra de planos na tenda, sendo assim, o pagamento via cartão de crédito será feito somente no site, segundo a prefeitura. Na tenda serão atendidos os usuários do Bike VV que já possuam planos.