sexta-feira, setembro 20, 2024
23.3 C
Vitória
sexta-feira, setembro 20, 2024
sexta-feira, setembro 20, 2024

Leia Também:

Contra o tempo

As eleições passaram no Estado e o mercado político parecia ter esquecido a articulação com a digital palaciana para conseguir ocupar outra cadeira no Tribunal de Contas (TCE). Mas só parecia, mesmo! Comentários de bastidores indicam que continua pra lá de aquecida a movimentação pela vaga do conselheiro preso, Valci Ferreira, e, como tudo indica há meses, entregá-la ao deputado estadual reeleito, Marcelo Santos (PDT), atual líder do governo na Assembleia Legislativa. Junto nessa intenção está o atual presidente da Casa, Erick Musso (PRB), cuja candidatura ao cargo no passado foi estimulada por Marcelo, derrubando o experiente Theodorico Ferraço (DEM). A estratégia, que atende aos interesses de Paulo Hartung, é “para ontem”, considerando o curto período até o fim do terceiro mandato do governador. É que, confirmada a vitória de Renato Casagrande (PSB), emplacar aliados em órgãos do conhecido arranjo institucional que marcou a Era PH tornou-se essencial, já que Hartung, além de ficar na planície, entregará as chaves do governo para o seu principal adversário e alvo de suas pesadas investidas nos últimos anos. Quer dizer, todo escudo ainda poderá ser pouco!

Contra o tempo II

Só pra lembrar, Erick protocolou documento no TCE reivindicando a vaga para a Assembleia e, pelo que diz a Rádio Corredor, se articula com os próprios colegas de plenário para garantir a escolha. Por outro lado, a defesa de Valci deu início ao pedido de aposentadoria no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Aliás…

Dois ‘coelhos’

….a articulação de Erick envolveria, também, sua manutenção à frente da Assembleia na próxima legislatura. Embora tenham outros interessados com movimentos legítimos, como Sergio Majeski, do partido de Casagrande e campeão de votos, o nome de Erick tem força internamente. 

Nova ‘leva’

Marcelo se uniria, no Pleno do Tribunal de Contas, ao ex-deputado Rodrigo Coelho, nomeado recentemente, já nesse esquema de Paulo Hartung. 

Nova ‘leva’ II

Coincidências à parte, Marcelo foi escolhido líder do Governo na última semana e, nesta segunda-feira (22), voltou a tecer elogios a Hartung. O motivo da vez foi a autorização, com pompa e circunstância, da publicação do edital de licitação para a construção do Hospital Estadual Geral de Cariacica, no valor de R$ 280 milhões. Com base eleitoral no município, Marcelo saiu bem na foto oficial.

Atrás vem gente

Tais movimentos deixam na torcida os suplentes da coligação PDT-DEM-PPL-PSD. Por ordem, encabeça a fila o ex-deputado Luiz Durão (PDT), seguido de Sueli Vidigal (PDT) e Esmael de Almeida (PSD).

Respeito é bom…

A propósito, Esmael quer aproveitar o pouco tempo que tem na Casa para fazer pronunciamentos, críticas e levantar a bola de suas iniciativas conservadoras e, muitas vezes, preconceituosas. Na sessão desta segunda, subiu à tribuna para se opor à recente decisão da Justiça Federal do Estado que permite às pessoas trans e travestis que trabalham ou são usuárias dos serviços do órgão de serem tratadas por seu nome social. Um avanço na área, mas Esmael não aceita.

Há controvérsias

O vice-governador César Colnago, presidente estadual do PSDB, resolveu rebater, em artigo publicado no jornal A Gazeta nesta segunda, as críticas de que o partido não se empenhou na campanha de seus correligionários. Diz ele que trabalhou “incansavelmente” pelo palanque local do presidenciável Geraldo Alckmin e ofereceu toda a infraestrutura aos demais candidatos. 

‘Capenga’

Colnago também tentou amenizar a situação do PSDB após o resultado das urnas. Mas, além de sua própria derrota à Câmara dos Deputados, depois de tentar assumir sem sucesso a candidatura palaciana ao governo, o ninho tucano perdeu a sua principal aposta para conduzir o processo de reestruturação da legenda, com a saída de Ricardo Ferraço do Senado.

‘Capenga’ II

No campo presidencial, Colnago se deu por satisfeito com a declaração de apoio de Hartung ao tucano, e, na Assembleia, com a eleição de três deputados: Marcus Mansur, Vandinho Leite e Emilio Mameri.

Dinheiro na mão…

Mais um ato do pacotão de Hartung de gastos e obras no “apagar das luzes” de seu governo e que viraram o pesadelo de Casagrande. A Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) abriu licitação para compra de drones. Valor de R$ 2,4 milhões. 

PENSAMENTO:

“Agravo vulgar à política é confundi-la com a astúcia”. Baltasar Gracián y Morales

Mais Lidas