Cinema, música, performance, oficina, exposições, desfiles e gastronomia fazem parte da programação do I Festival de Cultura Afro em Vila Velha, “ResistÊncia e tradição”. As atividades acontecem no próximo sábado (17), de 10h às 21h, na Colônia de Pesca Z-2, localizada na Praia de Itapuã, em Vila Velha. Todas as atividades são gratuitas.
“O evento é alusivo ao 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares”, explica Zumbah Zulu (foto abaixo/à direita), um dos organizadores do evento, coordenado pela ONG Afrotalentos, o coletivo Produção Crioula e a Colônia de Pesca Z-2.
Durante o festival haverá feira de expositores com produtos de gastronomia, artesanato e arte decoração. Entre as oficinas, atividades voltadas para cultura tradicional e valorização da beleza negra.
“Para nós, o Festival traz não só atrações culturais, mas um espaço de reflexão, troca de saberes e resgate da memória do patrimônio cultural do povo negro, em suas artes e seu pensamento”, diz Xis Makeda (foto acima/ à esquerda), também organizadora.
“Nessa primeira edição em Vila Velha, pretendemos levar o diálogo da tolerância racial entre os povos, trazendo para o centro da discussão a riqueza da cultura e da tradição negra”.
Quem comparecer poderá aprender um pouco de percussão, do jogo de capoeira, experimentar como fazer as bonecas abayomi, tradição africana feita com tecido, experimentar técnicas de penteado afro, corte de cabelo masculino e turbante. Também haverá espaço infantil com oficina de desenho livre e exibição de filmes.
Os interessados na oficina de turbante deverão levar seus tecidos, cangas, lenços ou retalho de tecido grande. Já na oficina de boneca abayomi, é preciso levar tesouras sem ponta.
Entre as atrações nas intervenções culturais estarão o rap, com Alex Emissário, Rodrigo DS e Zumbah Zulu, e o break com o b-boy Vam Halem, além de performance de Xis Makeda.
Outro destaque são os desfiles. “A noite do festival terá o colorido do nosso desfile de Beleza Negra, onde convidamos as participantes a trazerem pra passarela a beleza do 'ser negro' além dos padrões comerciais e midiáticos, mas com o olhar voltado para os conceitos culturais que representa esse corpo negro e sua história”, explica Xis.
AGENDA CULTURAL
Festival de Cultura Afro em Vila Velha
Quando: Sábado (17/11), 10h às 21h
Onde: Colônia de Pesca Z-2
PROGRAMAÇÃO
9h – Credenciamento
10 h – Abertura
10h20h – Feira de expositores (gastronomia, artesanato e arte decoração) – Oficinas: Capoeira / Bonecas Abayomi: bonecas de tecido africano/Corte de cabelo masculino/ Espaço infantil desenho livre – Cine
11h40 – Intervenção cultural
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Intervenção cultural
14h – Cine – Oficinas: Penteado afro / turbante /percussão
16h20 – Intervenção cultural
18h20 – Desfile afro infantil
20h – Desfile adulto
21h30 – Apuração
21h50 – Resultado do desfile
22h – Encerramento.