sábado, novembro 23, 2024
21 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Despetrolize-se!

“Cuidado! A 'petrodependência' mata! E os ministérios não advertem!”. Com esse chamado, a Campanha Nem Um Poço a Mais realiza a II Semana Sem Petróleo. Iniciada no último sábado (24) no Caparaó Capixaba, a Campanha passa por Itaipava, no litoral sul, nesta terça (27), e segue para Vitória nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro (confira programação completa abaixo)

“A dependência do petróleo se alastra como uma epidemia social”, alerta o material de divulgação da Campanha. Para nos deslocarmos por via terrestre, aquática ou aérea, vestir, cozinhar, comer e beber, cultivar, fazermos nossa higiene pessoal, transportar compras e utensílios … a presença dos derivados do petróleo em nosso dia a dia continua aumentando, fazendo crescer também a poluição generalizada, a injustiça social, econômica e ambiental.

Por isso, argumentam os ativistas, a importância da Campanha também aumenta a cada dia. Seja porque o tempo de extração do petróleo é menor que o tempo de produção, porque nos territórios explorados por petróleo há um grande empobrecimento, porque a queima dos combustíveis fósseis é responsável pelo aquecimento global, porque outras energias são possíveis, porque o petróleo está sendo pessimamente mal utilizado, ou porque nossa rica energia está servindo para fazer guerras, congestionar cidades, acumular lixo tóxico, adoecer pessoas. “Precisamos de energias renováveis e descentralizadas!”, rogam os ativistas.

“A 'petrodependência' precisa ser tratada! A expansão da indústria petroleira precisa ser detida!”, convocam. O convite, para a II Semana, é para uma reflexão “sobre nossos níveis de dependência, identificar os usos abusivos e desnecessários”. Há alternativas, exclamam!

A Campanha Nem Um Poço a Mais tem apoio da União Europeia, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do Fórum Suape, da organização OilWatch, do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara, da Federação dos Órgãos para a Assistência Social e Educacional no Espírito Santo (Fase/ES), entre outras entidades e coletivos ligados a comunidades tradicionais impactadas pela indústria petroleira.

PROGRAMAÇÃO VITÓRIA

29 DE NOVEMBRO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

9h

Encontro dos projetos do Fundo Mais Vida Menos Petróleo 

LOCAL: Sede da FASE , Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

19h

Exibição do documentário de Elisa Dassoler

Com Cine Clube El caracol

LOCAL: Casa Porto das Artes Plásticas 

Centro Cultural em Vitória, Espírito Santo 

Endereço: Praça Américo Poli Monjardim, 66 – Centro, Vitória – ES

SINOPSE DO FILME: Ken Saro-Wiwa foi um reconhecido escritor e ativista nigeriano que liderou um movimento de resistência pacífica contra práticas de racismo ambiental e genocídio de minorias étnicas na região do Delta do Níger, na Nigéria. Em 1995, foi morto por conta de sua militância contra a exploração abusiva de petróleo operacionalizada por corporações multinacionais em conluio com as elites do governo nigeriano. Através de entrevistas com artistas, ativistas e familiares, o documentário apresenta sua história, os impactos causados pela exploração de petróleo no Delta e a relevância política e cultural de projetos artísticos em Londres dedicados à sua memória.

30 DE NOVEMBRO DE 2018 (SEXTA-FEIRA)

10h às 17h

Oficina de Vídeo com a documentarista Elisa Dassoler

Carga horária: 6 horas

LOCAL: Sede da FASE , Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

Ementa: Esta oficina tem por objetivo a realização coletiva de um vídeo curto (menos de 5 minutos) dentro da temática da campanha antipetroleira. Após uma breve apresentação sobre as principais técnicas de filmagem e construções narrativas, iremos filmar e organizar um roteiro de montagem do material produzido. A ideia da oficina é exercitar a construção coletiva de narrativas ativistas no campo das artes e do audiovisual.

Solicitamos aos participantes que, se possível, tragam materiais de arquivo (vídeos e fotos) para serem utilizados na construção do vídeo durante a oficina podem ser imagens de locais impactados pelo petróleo, atividades de campanha, etc.

9h Oficina de Tintas Naturais e Mural com Karen Valentim

LOCAL: Sede da FASE, Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

14h

Oficina de Botons

com Eduardo Mariano da Metalóides

LOCAL : Sede da FASE, Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

16h Oficina de bolinho de aipim agroecológico

Com Silvia Lafayete do projeto Mulheres Unidas do Novo Tempo

LOCAL:Sede da FASE ,Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

16h Caminhada PANC

Percorrer as ruas do Centro para reconhecer e coletar as pacs pelo caminho

Com o Coletivo Casa Verde

LOCAL: Sede da FASE , Rua Graciano Neves, 377 – Centro de Vitória – ES

19h NOITE CULTURAL na SEDE DA FASE !

Rua Graciano Neves, 377 – Centro De Vitória – ES

Performance SIM por Kate Parker

Cena da dramaturgia produzida para o segundo ebook do ELAS TRAMAM que sintetiza um trecho de A CADA PASSO de autoria da performer.

Intervenção com Thiago Araújo, palhaço e ator

Banda Estática – Belo Horizonte

Festa Latina com discotecagem do coletivo Soy Loko por Ti

1 de Dezembro (SÁBADO)Feira Livre de Petróleo

Vamos ocupar a rua 7 em frente e Casa da Stael

Centro de Vitória – ES

9h Oficina de Teatro para crianças Crianças

Com Ivny Matos e Katy Antunes

LOCAL:Praça Ubaldo Ramalhete

9h Oficina de sabonete ecológico

Com Raízes Astrais

LOCAL: Casa da Stael

10h Roda de Conversa sobre Economia Circular

Com Oficina de Lixo

LOCAL: Casa da Stael

10h Oficina de carro movido a óleo de cozinha / conversão de motores a diesel para funcionarem com óleo de cozinha reciclado.

com Ian Dolabella

LOCAL: em frente à Casa da Stael – Rua 7

10h Intervenção Mural com tintas naturais

com Karen Valentim e o projeto Elas por Elas

Em frente à Casa da Stael – Rua 7

11h Performance : Monstro OffShore

Com o projeto: Quem Não OffShora não Mama por Com Ivny Matos e Katy Antunes

11h30

Contação de Histórias com o projeto  “A HISTÓRIA É NEGRA”

por Monique Rocha

Local: Casa da Stael

Mais Lidas