quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Pedra no caminho

 

Pelo andar da carruagem, não é só a disputa à Câmara dos Deputados que vai ter gente saindo pelo ladrão dentro do PT. A briga por uma cadeira no Senado também tem tudo para ser árdua. Não que a atual detentora do cargo, Ana Rita Esgário, tenha cacife para “bater” o ex-prefeito de Vitória João Coser. Mas só de existir o confronto de ideias, já importa para o partido. Ao se dispor a ir para o embate, Ana Rita provoca situação de desgaste ao ex-prefeito, o que atrapalha seus planos de adquirir poder de negociação no futuro, sendo o candidato do PT ao Senado. Ana Rita demonstra ter argumentos para defender uma disputa interna, com o partido tendo autonomia para decidir quem será seu candidato, diferente do que as movimentações de Coser pretendem. O ex-prefeito articula de todo jeito comandar o PT e facilitar sua vida até 2014. O cenário que se desenha reabre a discussão de como atua o partido hoje no Estado, batalha que pode mais uma vez colocar de um lado os petistas tradicionais, e do outro aqueles que já entraram com carta marcada para receber comando de terceiros. Se Ana Rita realmente estiver disposta, esse embate promete. 
 
Rei do conselho
Em Vila Velha, Diogo Filadelfo é considerado o palpiteiro da gestão do prefeito Rodney Miranda (DEM). Filiado ao PV, ele já foi vereador por três mandatos no município, diretor de produção do Departamento de Imprensa Oficial (DIO) no governo Paulo Hartung (PMDB), e chegou a se aventurar em disputas a deputado estadual e à prefeitura de Vila Velha, porém sem sucesso. Agora é “assessor extraordinário” de Rodney.
 
Turista
Aliás, a falta de relação do prefeito de Vila Velha com a cidade também fez com que Rodney optasse por secretários já carimbados da administração municipal. A exemplo de Romário de Castro (Transporte e Trânsito) e Antônio Marcus Carvalho Machado (Planejamento, Orçamento e Gestão). Os dois comandaram pastas na gestão de Max Filho (PSDB).
 
Interesses
Sobre a Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila), que já realizou e realiza planejamentos estratégicos no município – também fez o Plano 2025 do governo Hartung -, loteando a cidade de acordo com os interesses, quem paga pelo serviço são as próprias empresas que mantêm a entidade, não a prefeitura. A Asevila vende o peixe.
 
Finalmente…
A deputada estadual Janete de Sá, presidente regional do PMN, resolveu abrir a boca na polêmica envolvendo o ex-deputado Paulo Roberto (PMDB) e a regra de fidelidade partidária. Ela desmente o peemedebista, no argumento de que sofria perseguição no partido, o que justificaria sua migração para o PMDB. Resta saber: Janete aparece agora por vontade própria ou livre e espontânea pressão?
 
Finalmente II…
Resta saber também: o PSDB por acaso pretende fazer alguma coisa com a carta enviada por Janete ao ninho tucano? O partido não lutou pela vaga de Olmir Castiglioni até agora, e nada indica que vá lutar. 
 
Finalmente III…
A batata do prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (PSB), está assando. Demorou. 
 
Vitrine
Começou o festival de frentes parlamentares na Assembleia Legislativa. Tem de tudo quanto é tipo e gosto. Mas nunca dão em nada, só servem mesmo para os deputados lustrarem a imagem.
 
‘Expert’
O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain (PSDB) está na profissão errada. Deveria atuar na área de jornalismo. Porque o tucano entende tanto, mas tanto…que pode até escrever um manual. 
 
140 toques
“Pode-se discordar de Magno Malta [PR], mas em uma coisa temos que concordar: sua disposição de quebrar o ‘unanimismo’ autoritário que aprisiona o ES”. (Ex-secretário de Educação de Vila Velha Roberto Beling – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Deus não está ao lado dos maiores batalhões, mas de quem atira melhor”. Voltaire

Mais Lidas