Um edital apresentado pela Secretaria de Cultura de Vitória vai promover a pintura de 40 novos murais em espaços públicos e privados da capital capixaba. Segundo a prefeitura, o objetivo é criar uma galeria a céu aberto na cidade. As proposta de intervenções artísticas urbanas em artes visuais devem estar nas linguagens de grafite e pintura mural.
Serão R$ 2 milhões oriundos do FunCultura, fundo municipal para financiar atividades artísticas e culturais. O valor de cada projeto deve ser de R$ 50 mil, sendo que as 40 propostas estarão divididas em nove percursos referentes a cada uma das regiões administrativas de Vitória, buscando assim distribuir as obras e configurar uma espécie de corredor artístico. As intervenções devem ser realizadas em 2019 e 2020
Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos e pessoas jurídicas que comprovem caráter artístico ou cultural, sempre domiciliadas no município de Vitória. Cada proponente pode inscrever até três propostas, que devem buscar o diálogo com a comunidade e a história do local em painéis com área total de 500 m² contínuos ou não.
Entre os pontos da cidade que estão previstos para receber as intervenções estão Avenida Jerônimo Monteiro (Centro), Rua Horácio Dias dos Santos (Santo Antônio), Avenida Paulino Muller (Jucutuquara), Avenida Beira-Mar (Bento Ferreira), Avenida Marechal Campos (Maruípe), Rua Elias Tomasi Sobrinho (Santa Lúcia), Avenida Fernando Ferrari (Goiabeiras), Rua Felicidade Correia dos Santos (Ilha das Caieiras), entorno das praças Sagrada Família e Mário Elias da Silva (Jardim Camburi) e Avenida Eugenílio Ramos (Jardim da Penha).
As inscrições ficam abertas até o dia 22 de janeiro, com toda inscrição feita pela via eletrônica por meio da plataforma Prosas. Para outras informações deve-se entrar em contato na Semc, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, em Bento Ferreira, ou pelos telefones 3132-2080 e (27) 3132-2076.