Fotos: Amacentro
Dia 6 de janeiro é Dia de Reis Magos, em referência à história bíblica da chegada de Baltazar, Melchior e Gaspar, que seguiram a estrela até o local de nascimento do Menino Jesus, levando como presentes ouro, incenso e mirra. Por muitos lugares se festeja a Folia de Reis como uma manifestação popular que relembra o trajeto dos Reis Magos.
É uma tradição que segue viva em muitos lugares, sobretudo nos interiores, mas que se perdeu em muitos outros. No Centro de Vitória, desde 2018, a união de diversos moradores e organizações começou o projeto Revivendo a Folia de Reis, que culminou na realização da folia no início do ano passado. O grupo ganhou o nome de Folia de Reis Seguindo a Estrela de Belém, reunindo a parceria da Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), Stael Magesck Centro Artístico, Associação Cultura Capixaba (CUCA), e Irmandade São Benedito do Rosário.
Neste ano, a saída do grupo será às 15h30 do dia 5 de janeiro, partindo da casa do Mestre Renato Santos no morro da Fonte Grande. A concentração começará às 15h em frente ao Bar da Zilda, na Rua Maria Saraiva, no Centro de Vitória.
Serão percorridas 14 ruas do Centro Histórico, com visita a diversas casas, como manda a tradição, e finalizando com a participação na missa da Catedral Metropolitana de Vitória.
O grupo se reúne ao longo do ano para realizar oficinas de adereços, percussão, cantos e ladainhas. “Não se trata de uma ação de resgate puro, mas de um projeto que, reconhecendo, valorizando e revivendo as tradições a partir de atualizações dos sujeitos envolvidos, prepara-se para o futuro. A história que acreditamos é aquela que construímos na prática, na consciência e nos significativos atualizados e compartilhados”, diz o chamado do grupo Seguindo a Estrela de Belém.
AGENDA CULTURAL
Folia de Reis do Centro de Vitória
Quando: Domingo, 5 de janeiro, 05/01, 15h
Onde: concentração em frente ao Bar da Zilda, na Rua Maria Saraiva, Centro de Vitória