segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Bloco Afro Kizomba comemora aniversário e se prepara para o carnaval

Fotos: Divulgação

O processo de revitalização do Carnaval em capitais brasileiras tem impulsionado e sido impulsionada pelo surgimento de novos blocos, alguns deles com temas importantes politicamente e em evidência nos tempos atuais. Como acontece em São Paulo, Belo Horizonte e outras cidades, os blocos também crescem em Vitória, a partir de mobilização popular de grupos sociais.

Um dos mais importantes componentes desse momento na capital capixaba é o Bloco Afro Kizomba, que estreou em 2018 trazendo como centro de sua organização o debate étnico-racial. O Carnaval no Brasil é uma festa com presença marcante dos corpos e da cultura negra, com seus ritmos e adereços.

Neste sábado (18), o grupo comemora seu segundo aniversário e se prepara para seu terceiro Carnaval, quando desfilará novamente no Centro de Vitória. A festa de aniversário será de 16h às 19h no antigo Hotel Imperial, agora convertido num centro cultural apelidado de Triplex do Lula.

Entre as atrações estarão Brunu, o Chico, com voz e violão, Ogó DJ e, claro, o Bloco Afro Kizomba com sua bateria. Os ingressos são limitados e custam R$ 25 com bebidas liberadas. Ingressos podem ser comprados na loja Thelema, na Rua Gama Rosa, Centro, ou diretamente com a coordenação do bloco.

O Afro Kizomba surge para reivindicar com a alegria da festa popular, para politizar o Carnaval por meio das letras, alegorias, ritmos e da manifestação cultural nas ruas, aglutinando diversos militantes do movimento negro capixaba e também outras pessoas interessadas. “Hoje a cidade veio ver, Afro Kizomba na avenida / O que a sociedade tenta esconder / A gente mostra/ Negro lutando pela vida…”, diz o hino do bloco.

Em sua estreia no Carnaval 2018, o grupo trouxe como enredo “De Isabel a Temer: 130 anos sem reparação”, questionando as comemorações a respeito Lei Áurea e a falta de políticas que perduram até os dias de hoje. No ano passado, o tema foi “Lutemos pelos Nossos”, denunciando os crimes contra negros desde a vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro até os jovens irmãos Ruan e Damião Reis.

Neste ano, o tema não vem menos reivindicativo: “Eles combinaram de nos matar… Mas nós combinamos de não morrer”. Axé e Luta são as palavras de ordem. O bloco sairá no sábado de Carnaval, dia 22 de fevereiro, com concentração às 15h em frente ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), próximo ao Parque Moscoso, contando com presença de Letícia Chaves e do grupo de dança Pretaô.

Antes disso, no dia 25 de janeiro, acontece também um ensaio aberto do grupo na Praça Vermelha, que fica anexa à Praça Costa Pereira.

AGENDA CULTURAL

Aniversário do Bloco Afro Kizomba

Quando: Sábado, 19 de janeiro, de 16h às 19h

Onde: Triplex do Lula (antigo Hotel Imperial) – Rua Sete de Setembro, Centro de Vitória/ES

Ingresso: R$ 25, com bebida liberada

Contato: (27) 99800-8010

Mais Lidas