A Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos completa este ano sua 10ª edição no município da Serra, percorrendo 18 km de Serra Sede até o distrito de Queimado, onde aconteceu a mais importante rebelião de negros escravizados no Espírito Santo. O evento acontece no dia 21 de março, lembrando dos 171 anos da insurreição.
A novidade é que neste ano a caminhada chegará ao local que estará recém reinaugurado após as obras de restauração que vão transformar o lugar numa espécie de museu a céu aberto, antiga reivindicação do movimento negro. As inscrições para participar da caminhada devem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário online.
Com o lema “Kizomba: Construindo ninhos e voltando para casa”, a caminhada deste ano busca relembrar a história da revolta dos negros que construíram a igreja – hoje em ruínas – mas não obtiveram a alforria prometida pelo trabalho, iniciando então a revolta em 1849, sob liderança de Chico Prego, Eliziário Rangel e outros.
Na concentração que acontece a partir das 21h na Praça da Igreja Matriz de Serra Sede, haverá Feira de Afroempreendedorismo e uma série de atividades culturais. A largada para a caminhada será dada na praça onde está o monumento em homenagem a Chico Prego, indo em direção à zona rural do município. A primeira parada será no Sítio Recanto Morro do Céu, onde acontecem atividades culturais antes de seguir em direção à Fazenda Roncetti.
Depois de uma pausa para reagrupamento no CDP da Serra, o grupo sobe em direção à Lagoa Sarapongá, onde acontece uma mística. A chegada em Queimado está prevista para 9h da manhã e será seguida de uma celebração afro ecumênica dos 171 anos da Insurreição de Queimado.