O Espírito Santo voltou a chamar a atenção na construção de carros off-road para a 19º Competição Baja SAE Brasil. A competição será realizada entre os dias 14 e 17 de março, em São Paulo. Ao todo, cerca de 40 alunos capixabas, divididos em duas equipes, participam do evento. Minas Gerais e Rio de Janeiro também serão representados por nove equipes cada. Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia, de 68 instituições de ensino, de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal.
As equipes Sama Baja, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; e Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) representam o Espírito Santo na competição.
A Vitória Baja desenvolveu um projeto de direção, com otimização no posicionamento e estrutura da caixa de direção. As mudanças deixaram o carro mais confortável e ágil nas curvas, segundo Giovanni Milli, capitão da equipe e aluno do 5º período do curso de Engenharia Mecânica da Ufes.
A equipe aposta também na utilização de peças de alumínio e fibra de carbono. O protótipo, que pesa 182 kg e atinge velocidade de 62 km/h, é 9 kg mais leve do que o projeto apresentado em 2012.
Antigos competidores, a equipe Vitória Baja ficou em terceiro lugar na Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste FIAT, realizada no Campo de Provas da CNH, Distrito Industrial de Sarzedo, em Minas Gerais.
Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.