Quitutes afro-brasileiros no Mucane
O Museu Capixaba do Negro (Mucane) vai ganhar em seu espaço uma cafeteria e lanchonete que terá um cardápio com foco na culinária afro-brasileira, indígena e capixaba. Quem vai administrar é a Ubuntu Quitutes. A abertura vai ser dia 16 de julho. O funcionamento será de terça a sexta-feira de 9h às 18h e aos sábados de 9h às 14h, além de abrir em eventos internos do Mucane. Ubuntu é a filosofia africana que reflete sobre cooperação e interdependência, resumida na frase: “Eu sou porque nós somos”
Novo livro de Elisa Lucinda
A atriz e poetisa Elisa Lucinda lançou recentemente um nova obra: O Livro do Avesso: o pensamento de Edite, pela editora Malê. Trata-se de seu segundo romance, no qual encarna os sentimentos de Edite, uma mulher negra adulta que tem que lidar com os dilemas da sociedade. O livro já teve eventos de lançamento em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Salvador e Belo Horizonte. Ela ainda estuda como viabilizar o lançamento em sua terra natal, o Espírito Santo. Para quem não quer esperar, a obra está à venda no site da editora.
Mostra de Cultura em Cariacica
Acontece em setembro a III Mostra de Arte e Cultura de Cariacica. A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) abriu edital com recursos do fundo municipal de cultural para contemplar 47 apresentações culturais no evento. Contempla bandas de congo, circo, capoeira, dança, teatro, música, cineclube, sarau poético e outros. As inscrições vão até 1º de agosto. Mais informações no edital.
Cinema de Bordas na tela
O primeiro pré-evento do Festival de Cinema de Vitória de 2019 será a 2ª Mostra de Cinema de Bordas, trazendo filmes realizados com poucos recursos mas muita inventividade. Serão exibidas cinco produções no dia 25 de julho, às 19h, no Cine Metrópolis, com entrada franca. A sessão contará com participação da professora e pesquisadora de cinema Bernadette Lyra, responsável por cunhar o termo Cinema de Bordas.
Lançamentos na música capixaba
Nos últimos dias, mais novidades na música feita no Espírito Santo. Ex-baterista do Sol na Garganta do Futuro, Bloco Bleque, Macacko e atualmente no Som de Fogueira, Caio Nunes, o Metteoro, lançou um EP solo chamado #mundoreset, disponível no Spotify. Os integrantes do Solveris, Magro e 6ok também apresentaram o EP Amores Frescos. Já Gabriela Brown anunciou o show de lançamento de seu primeiro disco, Zeugma, para 13 de agosto.
Casa Aberta na Guava
Um dos locais que têm aberto espaço para a música autoral do Espírito Santo, a Guava lançou o projeto Casa Aberta, que funcionará a cada duas semanas às quinta-feiras, de 18h a 22h, em Jardim Camburi. A ideia é promover o encontro de pessoas, ouvir um som ambiente, tomar uns drinks e o que mais rolar… A estreia é no dia 11 de julho com entrada gratuita.