Nos últimos tempos a literatura feita no Espírito Santo cresce em quantidade, qualidade e diversidade. A facilidade tecnológica, os editais de fomento, a possibilidade de expressão oral por meio de sarau e slam fazem parte da realidade. A distribuição e circulação das obras, porém, ainda é uma dificuldade. Por meio de entrevista com autores capixabas, a websérie Com a Palavra busca incentivar a aproximação com o público leitor.
A primeira temporada será lançada na próxima quinta-feira (25), Dia do Escritor, com cinco episódios de 11 minutos, dirigidos por Leonardo Vais. A diversidade de perfis e gêneros é uma marca da série, idealizada pela professora e escritora Lilian Menenguci, que também é uma das personagens, falando sobre a produção de literatura infantojuvenil e poesia. Francisco Grijó, também professor e escritor, é um nome consagrado que participa da produção audiovisual, falando de sua carreira de mais de 30 anos na área. Brunella Brunello, jornalista e escritora, traz olhares sobre a literatura feira por uma mulher retratando a pluralidade social. O jovem poeta Janio Silva traz uma aproximação com a chamada literatura marginal, que busca um diálogo com a linguagem e pensamento das periferias, enquanto Edson Nascimento, ator e escritor, uma proposta autobiográfica e lúdica ao mesmo tempo.
Édson Nascimento, um dos escritores que faz parte da websérie. Foto: Divulgação
Gravados em estúdio, os episódios buscam fazer o leitor-espectador conhecer a obra a partir dos próprios autores, que falam de si e de seus livros, seus processos criativos e aspectos do contexto em que estão inseridos, juntamente com a leitura de trechos das próprias obras. “É uma conversa dinâmica com finalidade de provocar esse espectador a buscar por mais referências tanto sobre esses autores e autoras como das obras que eles apresentam”, explica Lilian Menenguci. Pensando em aumentar a difusão das obras, a preocupação com a inclusão de todos os públicos está presente na websérie, que em sua primeira temporada conta com legenda e tradução em libras.
Para a idealizadora do projeto, a ideia também é no futuro expandir o perfil dos entrevistados. Inicialmente trabalhando com escritores da região metropolitana da Grande Vitória, a expectativa para uma segunda temporada faz vislumbrar a possibilidade de buscar os autores do interior, de norte a sul do Estado. A audiodescrição para cegos também é uma plano de inclusão.
Mas antes disso, ainda há a primeira temporada a se apresentar. O lançamento oficial será no dia 25 de julho, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Jardim, no Centro de Vitória, quando serão exibidos todos os capítulos com presença e roda de conversa com os autores. No dia seguinte, 26 de julho, a temporada estará disponível no site comapalavra.vix.br.
AGENDA CULTURAL
Lançamento da websérie “Com a Palavra”
Quando: Quinta-feira, 25 de julho, às 19 horas
Onde: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima, Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro de Vitória/ES.