quinta-feira, novembro 14, 2024
22.7 C
Vitória
quinta-feira, novembro 14, 2024
quinta-feira, novembro 14, 2024

Leia Também:

Baiana System será atração do Viradão Vitória

BaianaSystem vai tirar todo mundo do chão!

A informação ainda não foi divulgada oficialmente mas já circula nos bastidores: uma das sensações musicais do momento, o grupo BaianaSystem será uma das atrações principais do Viradão Vitória, que este ano acontece nos dias 28 e 29 de setembro. Os shows costumam fazer todo mundo sair do chão. Eduardo Suplicy que o diga! Dead Fish também promete movimentar a galera com o melhor do hardcore. O nome de outros artistas convidados para o evento devem ser divulgados muito em breve.

Johnny Hooker também toca

A dobradinha de sucesso no ano passado se repete este ano: o Festival de Cinema de Vitória vai acontecer junto com o Viradão. Além da parte cinematográfica, o festival terá sua tenda musical, que tem participação confirmada do irreverente Johnny Hooker, outro sucesso entre a juventude. Além dele, já foi anunciada multi-instrumentista grega Katerina Polemi e a cantora Gavi. Segunda-feira deve sair a lista completa das atrações musicais. A lista de filmes já está disponível. Confere aí!

Novo espaço cultural na Prainha

Vila Velha ganhou um novo espaço para cultura. O local já abriu as portas desde quinta-feira, mas a inauguração oficial do Guyrá Aldeia Criativa será neste sábado (10), quando o local abre de 9h30 às 15h30. Está numa esquina da Prainha, ao lado da Igreja do Rosário. Funciona como coworking, espaço para economia criativa e galeria de arte popular. O endereço exato é Rua Coronel Mascarenhas, 147.

ES terá Associação de Cidades Históricas

Neste sábado (10) acontece na Academia de Letras de Vila Velha, também na Prainha, uma conferência com o tema cidades históricas, contando com presença do presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. A programação terá diversas palestras e debates de 8h às 18h. A cereja do bolo deve ser a criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo, buscando facilitar a captação de recursos para os municípios capixabas. O evento acontece em paralelo com a Rua das Artes, quando vários artista expõem suas obras, e vai contar com bandas de congos no encerramento. Que ótimo sábado para visitar a Prainha!

Ajuda pra ir para o México

Tá rolando uma rifa para ajudar um grupo de artistas capixabas a ir ao México participar do 10° Festival Board Dripper. São eles: Basi, Fredone, Moska, Ren e Nega Ana, artistas ligados ao hip hop, graffiti e tatuagem. O valor é R$ 10 e os prêmios são camisas, prints, serigrafia, colagem, ecobags e um disco do grupo Conteúdo Paralelo, dos quais Ren e Fredone são integrantes. Como parte do festival capixaba Latinta Mural, coletivo Board Dripper, de Querétaro, já esteve em Vitória em 2016, quando pintaram murais em comunidades periféricas e realizaram uma exposição com pinturas em shapes de skate. Quem quiser comprar a rifa pode entrar em contato com Renato (Ren) no número Renato Ren (27) 99648-8443.

Função social?

Aliás, Ren deixou sua marca no antigo prédio do IAPI, que havia sido ocupado por pessoas em luta por moradia, que foram despejadas para que o prédio fosse reformado e destinado ao programa Minha Casa, Minha Vida. Até então segue parado. O artista pintou uma figura humana geométrica com a inscrição “função social?”. Coincidentemente será lançada no Centro de Vitória uma campanha sobre a função social da propriedade.  O artista já havia desenvolvido um sticker que dizia “site ocioso ocupar” colado em edifícios abandonados no Centro, que fizeram parte de um projeto final exposto na Galeria Homero Massena.

Encontro ancestral na Foz do Rio Doce

A comunidade de Areal, localizada na Foz do Rio Doce, realiza a quarta edição de seu Encontro de Cultura Ancestral, em que recebe povos indígenas, quilombolas, dos manguezais, grupos folclóricos e outras comunidades tradicionais e colaboradores buscando criar redes e promover intercâmbios em busca de soluções para os tempos difíceis em que vivemos. A data deste ano será no final de semana dos dias 1, 2 e 3 de novembro.

Lua em exposição

Lembrando os 50 anos que o ser humano pisou na lua, o projeto Arte Comvida realiza uma exposição coletiva com 15 artistas com obras inspiradas nela, o astro que tanto influencia o planeta Terra e tanto inspira os seres humanos. Com nome de Moon Landing, a exposição estreia na terça-feira (13), 19h, no restaurante La Dolina, em Vitória, com obras dos artistas Carla Roncarati, Celso José, Gabriel Rocha, Gonçalves Lucas, Guilherme Favoretti, Guilherme Wandermuren, Inês Abelha, Merilho Khan, Márcia Borges, Maria de Fátima, Maria Toscano, Nazaré Magalhães, Rossana Cordeiro (cuja obra ilustra a nota), Rita Bertolde e Warlley Fagundes.

A luva de Papo-Furado

Sambista histórico e personalidade rara da cultura capixaba, a nova de Édson Papo Furado agora é usar uma luva, daquelas de mecânico. Ali sentadinho no Bar do Nei, na Rua Sete, ele mantém o ritual de beber todos os dias. Mas cada um que passa solta uma piada provocando o octagenário músico, que também adora brincar e é conhecidíssimo na região do Centro de Vitória. “É… Papo! Foi meter a mão na cumbuca, agora tá aí de luva”, diz uma transeunte. Ele alega que é apenas por causa do frio. Mas só usa a luva em uma  das mãos. A mão direita ele deixa descoberta pois atrapalharia a fumar e a beber.  E tome mais cachaça. Papo Furado continua bem conservado à base de álcool.

Mais Lidas