Localizado no município de Mimoso do Sul, o distrito de São Pedro do Itabapoana é uma das pequenas joias escondidas no interior do Espírito Santo. Com sua arquitetura colonial, o casario do local é tombado como patrimônio cultural do Estado desde 1986, além de ser conhecido como capital da sanfona e da viola. O documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, dirigido por Cloves Mendes, apresenta um pouco dessa realidade para próximo dos distantes moradores da Capital, com lançamento na quinta-feira (29), no Cine Metrópolis, em Vitória.
A produção, de 32 minutos de duração, foi realizada em função de um levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enxergando potencial para tombamento do local a nível nacional. Assim, a obra traz depoimentos principalmente dos moradores de São Pedro do Itabapoana, além de entrevistas com técnicos e apoio em pesquisas feitas por estudantes de mestrado e pelo próprio Iphan.
No dia 3 de agosto, o documentário foi exibido pela primeira vez. Não podia ser diferente: na própria comunidade. “Acho que o resultado está sendo muito positivo e revelador. Na primeira exibição, o filme foi muito aplaudido, principalmente porque a plateia era em sua maioria da região. E os moradores locais que são os protagonistas do documentário. Dia 29 vai ser a segunda exibição e para um público distante, em todos sentidos, das histórias de lá”, afirmou o diretor.
O filme é fruto de uma parceria que envolve várias entidades: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Secretaria de Cultura; Iphan; Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Prefeitura de Mimoso do Sul e Associação de Moradores de São Pedro do Itabapoana. O documentário tem a produção de Antonio Balbino, imagens de Sander Calmon e Pedro Padovan, locução de Carol Veiga e música de Carlos Henrich.
São Pedro de Itabapoana já foi o segundo município mais populoso do Estado, sendo centro importante e com influência política a nível regional, até os anos 20 do século passado. Nos anos 30 foi criado o município de Mimoso do Sul e São Pedro virou distrito do mesmo. Hoje o distrito possui pouco mais de mil moradores e recebe anualmente o Festival de Inverno de Sanfona e Viola, que já teve 22 edições.
AGENDA CULTURAL
Lançamento do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
Quando: Quinta-feira, 29 de agosto, 19h30
Onde: Cine Metrópolis – Campus da Ufes em Goaibeiras – Avenida Fernando Ferrari, Vitória/ES.