segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Festa Pindorama pede revitalização do entorno da Ponte da Passagem

Com mais de 60 edições em diversos locais, a festa Pindorama realiza mais uma edição nas imediações da Ponte da Passagem, em Vitória, usando a música como forma de ocupar e chamar atenção para espaço abandonado pelo poder público. Será nessa sexta-feira (30), a partir das 18h30.

Segundo o coordenador do projeto, Gustavo Txai, o objetivo da Pindorama é afirmar a identidade brasileira e oferecer opção de cultura e lazer para todos, incluindo as pessoas em situação de rua que permanecem nos locais em que as festas acontecem.

“Com a Pindorama na Ponte da Passagem, pretende-se chamar a atenção do poder público para as condições deste lugar e convidar os cidadãos a desfrutarem seu momento de lazer no espaço público, convivendo com pessoas diferentes, tomando conhecimento da nossa realidade e despertando o compromisso e a responsabilidade de transformar a cidade em um lugar melhor para se viver”.

O local, visto por muitos como perigoso, se torna centro de movimentação e ocupação humana, tendo como ferramenta a cultura.

A Pindorama acontece desde 2012, trazendo uma diversidade da música brasileira, passando por MPB, samba rock, músicas regionais, samba, forró e até músicas contemporâneas com batida eletrônicas. Pindorama, aliás, era um nome dado por indígenas de matriz tupi-guarani ao território que habitavam antes da chegada dos colonizadores europeus.

Baseado na cultura Sound System, passou a agregar às performances dos DJs o improviso vocal dos Mcs e até a expressão corporal de grupos de dança. O som vem da Radiola Capixaba, amontando caixas de som para trazer alta qualidade sonora por meio dos vinis e outras plataformas usadas por DJs como DJ Casado, que realiza o Mercado do Vinil, Renato Vervloet, da Festa do Vinil, DJ Jack, expoente no rap capixaba, e Koisa Koletiva DJ, formado pela dupla Camila Mendes e Ramon Alcantara. Somam-se participações de MC Johnny R, MC Legal Ranks, MC Biel Silektah e MC Kodex, rimando e cantando ao vivo. 

Na parte de dança, a Pindorama na Ponte da Passagem recebe a companhia de dança urbana Vitória Street Dance e a Cia de Dança Andora, trazendo manifestações da cultura popular brasileira. “A intenção é agregar diversos grupos, projetos, coletivos, iniciativas, artistas, representações, associações, enfim, toda a comunidade, para compor um movimento cultural que apresente como demanda ao poder público a criação de um espaço público de lazer na Ponte da Passagem, pensado por estudantes, em conjunto com a comunidade, orientado por professores e pesquisadores”, propõe Gustavo Txai. “Um projeto humanizado, não mercadológico, que leve em consideração as pessoas que vivem ali hoje”, complementa. 

Por isso a Pindorama insiste. Vai continuar repetindo edições do projeto até que o poder público assuma de fato um projeto para este local que deixou abandonado. Concretizado, a proposta é que o projeto possa partir para reivindicar outros espaços da cidade.

AGENDA CULTURAL

Festa Pindorama na Ponte da Passagem

Quando: Sexta-feira, 30 de agosto, 18h30 às 23h30

Onde: proximidades da Ponte da Passagem – Pontal de Camburi, Vitória/ES.

Mais Lidas