Apesar de abrigar em seu território atrações naturais como cachoeiras e uma rampa de voo livre, o município de Alfredo Chaves, na região montanhosa do Espírito Santo, não figura na “Rota das Montanhas Capixabas”, permanecendo desconhecido do grande público.
Essa situação levou o servidor público e advogado Marcos Aranda a iniciar um movimento de valorização do município, resultando em sua pré-candidatura a prefeito da cidade em 2020. “Vamos trabalhar para colocar Alfredo Chaves no mapa do turismo no Estado”, afirma.
Embora estreante na política, Marcos Aranda, que é assessor especial na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, está recebendo acenos de partidos, dentre eles o Podemos, liderado no Estado pelo prefeito de Viana, Gilson Daniel, com o qual ele diz se identificar, e que trabalha para ampliar a densidade eleitoral do partido no Estado.
“Nunca fui filiado a nenhum partido, mas o trabalho que vem sendo realizado em Viana chamou minha atenção, pela organização, planejamento e eficiência”, comenta Marcos, que é graduado em engenharia ambiental e pós-graduado em gestão pública.
Em Alfredo Chaves, ele desenvolve trabalhos em comunidades rurais, a fim de valorizar “as coisas da terra”, e cita várias cachoeiras existentes no município, além do artesanato e a gastronomia, áreas que, segundo ele, nunca foram vistas pela administração municipal como fontes geradoras de emprego e renda. O atual prefeito do município é Fernando Videira Lafayette, do PSB, partido do governador Renato Casagrande.
Marcos Aranda trabalha junto a lideranças locais para dinamizar a economia, com base na produção rural e no turismo. Um dos projetos é a “Rota do Vale do Inhame”, que surgiu com o reconhecimento pelo Senado Federal de Alfredo Chaves como o maior produtor do Brasil.