sexta-feira, novembro 22, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Festa da Integração reúne grupos de cultura popular no Caparaó

Comunidade conhecida pela tranquilidade e belezas naturais do entorno, Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, região do Caparaó, também é um lugar que possui constante programação cultural. Neste fim de semana, o local se prepara para a III Festa da Integração das Culturas Populares Capixabas, reunindo grupos locais e convidados para apresentar diferentes manifestações do Estado. Congo, Boi Pintadinho, Caxambú e Coral Guarani estão entre os participantes da festividade que vai de sexta-feira a domingo (20 a 22).

O evento não surgiu exatamente no intuito de atrair turistas, mas de fortalecer as relações da comunidade e dos grupos populares. “A proposta se deu numa busca de integrar a comunidade num propósito comum de celebrar esse encontro de diversas tradições, culturas e histórias. Trazer tudo para uma grande roda e celebrar junto”, conta Laíssa Gamaro, uma das organizadoras. Os turistas e visitantes são muito bem-vindos. Mas é bom chegar com muito respeito aos moradores e ao meio ambiente, claro.

Banda Suindara é uma das atrações locais de Patrimônio da Penha. Foto: Facebook

 

Toda organização da festa é comunitária, com trabalho voluntário, embora este ano, pela primeira vez, o evento conte com apoio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), o que permitiu potencializar a programação e a organização, somando mais de 20 atrações em três dias.

A abertura será às 17h de sexta-feira, com culto ecumênico e ritual do fogo. Entre as atrações originárias de Patrimônio da Penha estão o Boi Pintadinho Valdemar Machado, banda Suindara, Sensação do Caparaó e Terra Sem Males, Intervenção Dança Elementar, Naturessência Teatro de Rua. Do município de Divino de São Lourenço, haverá também apresentação de dança da peneira com grupo Viver e Sorrir, Lira Banda de Santa Cecília e Bate-Flecha. Da região do Caparaó, terá também Caxambú da Andorinha (Jerônimo Monteiro), Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo e Dança da Fita do Grupo Horizonte (Alegre) e Fanfarra de Espera Feliz (MG).

Marcarão presença também contação de histórias africanas com Jamilda Alves, de Vitória, e o forró pé-de-serra Trio Caparaó, também da capital, assim como a Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras. Outra grande novidade deste ano é a participação do Coral Guarani Kuaray Retxakã, da aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz.

“Nesta terceira edição o evento expandiu e pode trazer manifestações de mais longe. A maioria delas tem origem na cultura afro, mas este ano os guarani se interessaram em vir e ficamos muito felizes. O Caparaó tem em sua construção histórica e cultural marcada pela presença da cultura indígena e estamos muito honrados deles estarem se aproximando e ajudando a resgatar a história desse lugar em que estamos hoje”, conta Laíssa.

Coral Guarani Kuaray Retxakã é um dos grupos convidados para evento. Foto: Facebook

A dança circular que pretende unir todos numa grande roda será comandada por Valéria Rodrigues, moradora de Patrimônio da Penha. A programação ainda terá um mutirão de plantio de árvores com o grupo Gerar e a tradicional feira livre no sábado. “O propósito da existência da Festa da Integração é celebrar o encontro, que as pessoas se envolvam, se sintam pertencidas e que todo mundo curta e se divirta bastante nessa celebração de nossa comunidade, da existência em comum neste lugar, aprendendo com a celebrar a existência do outro, das tradições e culturas diversas”, apontou.

AGENDA CULTURAL

III Festa da Integração das Culturas Populares Capixabas – “A Grande Roda”

Quando: 20 a 22 de setembro de 2019

Onde: Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço/ES

Programação completa

Sexta-feira (20/9)

17h – 18h Culto Ecumênico

18h – 18h30 Abertura Oficial com o Ritual do Fogo

18h30 -19h10 Boi Pintadinho Valdemar Machado (Patrimônio da Penha)

19h10 – 20h Coral Guarani Kuaray Retxakã – Aldeia Piraqueaçu (Aracruz)

20h – 20h40 Quadrilha improvisada (Patrimônio da Penha)

20h40 – 22h Caxambú da Andorinha (Jerônimo Monteiro).

22h – 23h30 Banda Suindara + Dança Circular com Valéria Rodrigues (Patrimônio da Penha)

Sábado (21/9)

8h-12h Feira Livre

8h – 9h Mutirão de plantio de arvores (grupo GERAR) e Intervenção Dança Elemental -Multiverso (Patrimônio da Penha)

9h – 10h Dança da Peneira do grupo Viver e Sorrir (Divino de São Lourenço)

10h -11h Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (núcleo de Alegre).

16h -17h Dança Circular Sagrada com Valéria Rodrigues – na praça (Patrimônio da Penha)

17h -18h Lira Banda de Santa Cecília + Bate Flexa (Divino de São Lourenço)

18h -19h30 Banda de Congo Panela de Barro de Goiabeiras (Vitória)

19h30 – 20h Naturessência – Teatro de Rua – Multiverso (Patrimônio da Penha)

20h – 20h40 Dança da Fita do Grupo do Horizonte (Alegre)

20h40 – 21h20 Banda Sensação do Caparaó (Patrimônio da Penha)

21h20 – 23h Banda Terra Sem Males (Patrimônio da Penha)

23h – 24h30 Trio Caparaó (forró pé de Serra) (Vitória)

Domingo (22/9)

9h – 9h30 Contação de histórias Africanas com Jamilda Alves (Vitória)

9h30 -12h Brincadeiras com as crianças + caça ao tesouro + gincana com ex brinquedotecandos (veteranos) – 25 anos de brinquedoteca (Patrimônio da Penha)

14h -16h Fanfarra (Espera Feliz)

16h Encerramento na praça.

Mais Lidas