segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Intervenção urbana alerta para 467 mortes no trânsito em sete meses no Estado

Uma intervenção urbana com 467 lápides que representam a quantidade de mortes de trânsito no Espírito Santo de janeiro até julho deste ano, acompanhadas de mensagens alusivas às principais causas dos acidentes, foi instalada na Praia de Camburi, em Vitória, nesta quarta-feira (18), para marcar o início da Semana Nacional de Trânsito, que visa conscientizar a população para necessidade de “um basta” nas mortes nas vias. A ação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), segue até o próximo domingo (22).

Relatório do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo aponta que 467 pessoas morreram em decorrência de acidentes em vias urbanas e rurais nos sete primeiros meses deste ano. Deste total, 229 são motociclistas. Os dados mostram ainda que os municípios da Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Vitória e Vila Velha lideram este ranking e que a maioria desses acidentes fatais ocorreu nos finais de semana.

“Este é um cenário que até assusta as pessoas. Mas é um trabalho para conscientizar a todos. A maioria dessas mortes poderia ser evitada e sabemos que são muitos jovens envolvidos nesses acidentes fatais. Por isso, é necessária muita responsabilidade de todos nós para que possamos preservar a vida no trânsito”, alertou o governador Renato Casagrande, que esteve no local da intervenção ao lado do diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira.

A intervenção urbana na Praia de Camburi está em exibição na altura do Clube dos Oficiais. Perto das lápides, está afixado um totem explicativo que a pessoa pode acessar, por meio de um leitor de QR Code, o vídeo da campanha publicitária do Detran sobre a Semana Nacional de Trânsito e a chamada para a hashtag da campanha nas redes sociais: #BastaDeMortesNoTrânsito.

Com previsão estabelecida por meio do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. Neste período, o Detran também realizará intervenções e abordagens educativas nas vias públicas da Grande Vitória e do interior, além de palestras educativas em escolas, ações sociais, operações de fiscalização Força pela Vida, instituições de ensino, desde o ensino infantil até o nível superior, bem como palestras em empresas privadas, participação em eventos e passeios ciclísticos.

Mais Lidas