Nome de destaque entre os novos artistas da música brasileira, o gaúcho Filipe Catto será uma das atrações do Festival Lula Livre em Vitória, neste sábado (5), na Praça Costa Pereira, Centro. Ao longo do dia, entre 10h e 23h, mais de 30 artistas se apresentam na versão capixaba do festival que vem acontecendo por vários estados do Brasil em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018.
Filipe Catto já participou de edições do festival em outros estados e será um dos convidados de fora, além do capixaba Jhonathan Silva, que reside em São Paulo. Catto lançou o primeiro EP em 2009 e desde lá mais quatro discos, tendo sido indicado para vários prêmios como Trófeu APCA e Prêmio da Música Brasileira, além de suas músicas participarem de trilhas sonoras de novelas. Iniciando a carreira próximo à MPB, também dialoga do diversos ritmos como blues, tango, samba canção, bolero, jazz e rock. Se destaca pela capacidade vocal e performance intensa no palco.
Foto: Divulgação
Durante a manhã de sábado, acontecem atividades como oficina de graffiti, yoga, roda de conversa e discotecagem com o Clube Capixaba do Vinil. A partir de meio-dia começa a programação de shows com Stones Cover e The Windows. Grupos de dança e teatro, músicos e poetas passam pelo palco durante a tarde e noite, muitos deles apresentando suas canções autorais. Poetas como Suely Bispo, Marcos Pimenta, Vander Costa, Gilson Soares, Jhon Conceito e Ralf Rick também apresentarão seus versos.
Dentro da programação da tarde haverá shows especiais reunindo diversos artistas importantes da cena local: Bloco Afro Kizomba, Raquel Passos, Mauricio (Bando Woops), Leoni Ribeiro Trio, Tobi Gil. À noite, um grande show com música autoral com Dora Dalvi, Edivan Freitas, Jenni Prélio, Jonathan Silva, Juliano Rabujah, Manfredo, Sandrera, Yuri Guijansque e Fábio do Carmo.
O samba terá um momento especial com participação de Lajota, Fabíola Santos, Bruna (BatuQdellas) e Son&Van, assim como o rap, que sobe no palco com Adikto, Emicithug, Sagaz Bicho Solto e Jhon Conceito. O show de encerramento será com a banda Casaca.
O Festival Lula Livre já teve edições em diversos estados do Brasil, sobretudo nas capitais, e faz parte de uma estratégia nacional da campanha Lula Livre, seguindo algumas orientações, mas com liberdade para se adequar às realidades locais.
“Hoje o festival se tornou um atividade política de resistência pela democracia e pelo retorno do Estado Democrático de direito, através da cultura e da arte”, diz Isaías Santana, militante do Direitos Humanos e um dos envolvidos na organização do evento em Vitória. Ele considera o festival como um marco importante para a militância de diversos movimentos sociais, sindicais, partidos de esquerda e progressistas na luta pelas liberdades democráticas e contra a perda direitos em curso no governo de Jair Bolsonaro.
Isaías considera como outro objetivo despertar o protagonismo na cena artística e cultural do Espírito Santo. “Para que através da arte e da cultura, ajude a reanimar a militância e a sociedade como um todo para a luta em defesa da soberania nacional, garantias de direitos e das liberdades democráticas”, diz.
AGENDA CULTURAL
Festival Lula Livre em Vitória
Quando: Sábado (5/10), 10h às 23h
Onde: Praça Costa Pereira – Centro de Vitória/ES
Programação
10h às 13h -Oficina de Graffiti com Sagaz e Narayana Raposa
10h às 12h- Clube Capixaba do Vinil
10h30 à 11h30 – Aula de Yoga na Stael Magesk Centro Artístico (Rua Sete)
11h às 12h – Roda de Conversa “Radicais Livres” sobre Arte e Política. Facilitação de Erlon Paschoal com convidado Iran Caetano e Perly Cipriano
12h às 12h30 – Stones Cover acústico (Rolling Stones)
12h30 às 13h – The Windows (Tributo ao The Doors)
13h às 13h45 – Cia de Dança Andora
13h45 às 14h20 – Cia de Dança Motumbaxé
14h20 às 15h- Espetáculo “Revoada” com Grupo Z e Repertório Artes Cênicas
15h às 16h – Show com Raquel Passos
16h às 17h – Bloco Afro Kizomba
17h às 17h30- Maurício (Banda Woops)
17h30 às 17h45 – Leoni Ribeiro Trio
17h45 às 18h – Tobi Gil
18h às 20h30 – Show Autoral com Dora Dalvi, Edivan Freitas, Jenni Prélio, Jonathan Silva, Juliano Rabujah, Manfredo, Sandrera, Yuri Guijansque e Fábio do Carmo.
20h30 às 21h – Samba com Lajota, Fabíola Santos, Bruna (BatuQdellas) e Son&Van
21h às 21h30 – Show com Filipe Catto
21h30 às 22h – Rap com MC Adikto, Emicithug, Sagaz Bicho Solto e Jhon Conceito
22h – Show com Casaca.