segunda-feira, novembro 25, 2024
19.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 25, 2024
segunda-feira, novembro 25, 2024

Leia Também:

Grupo Estripolia promove música infantil no Espírito Santo

Existente desde 2012, foi só no último dia 13 de outubro, logo depois do Dia das Crianças, que o Grupo Estripolia lançou seu primeiro disco, homônimo. São 12 músicas,, a maioria autoral, mas também algumas canções de domínio público e dos compositores capixabas Zé Antônio e Sandrera. No próximo domingo (3), a banda se apresenta no Teatro Universitário junto com a artista paulista Iara Rennó, que tem um trabalho com música infantil reconhecido nacionalmente. 

Formação do Grupo Estripolia. Foto: Divulgação

Ao mesmo tempo em que divulga seu trabalho próprio, o grupo também busca construir pontes e fortalecer a oferta de música com foco no público infantil por meio do projeto “Estripolia Convida”, que traz artistas consagrados de outros estados para tocar em conjunto com a banda. “A ideia é convidar artistas consagrados, que tenham algum trabalho voltado para o público infantil, para apresentarem seu repertório e também integrar o repertório do Estripolia para promover um intercâmbio musical, criando um espetáculo diferenciado que busque cativar não somente as crianças, mas também os adultos, que vão ter a possibilidade de relembrar sua infância e interagirem de forma lúdica e divertida com os pequenos”, informa a banda.

O projeto estreou em setembro trazendo o cantor e compositor mineiro Rubinho do Vale e agora prepara a segunda edição com Iara Rennó, que apresenta o programa Pratinho de Iaiá, focado no tema da alimentação para crianças, exibido pela TV Cultura e TV Rá Tim Bum. No ano passado, ela lançou o disco Iaiá e os Erês. Iaiá é uma pássara feiticeira que conduz ao mundo da imaginação das crianças a partir de sua cozinha mágica, em que fala sobre alimentos mas também viaja pelo mundo e encontra elementos e personagens do nosso folclore, num projeto lúdico para todas idades.

A artista Iara Rennó em cena. Foto: Divulgação

O Grupo Estripolia faz seu trabalho com esmero. Buscou cuidar não só das letras temáticas, mas também de um arranjo cuidadoso e produzido para agradar tanto os pequenos como os adultos. “Criança não vai ao espetáculo sozinho”, lembra Édson Nascimento, percussionista e também cantor no grupo. Com uma banda toda com formação em música, o Estripolia também possui integrantes envolvidos com teatro, que traz elementos interativos com o público para acrescentar ao show.

Figurino, cenografia, interação e performance fazem parte da apresentação, que Édson chama de “show musical-cênico”. “Não é teatro, nem a apresentação de um musical. Não temos personagens nem uma história com continuidade. É como se fosse um show de música, mas que possui uma forte questão performática e interação com a plateia. O público não vai só para assistir, vai para participar”, explica. 

Ele conta que a mãe de uma criança contou num dos shows que havia ido a um espetáculo na Disney, onde ela e a filha receberam uma lista do que não podiam fazer durante a apresentação, tendo sido chamada atenção por conta de uma conversa. Uma antítese de um projeto que seja pensado não apenas para crianças, mas com as crianças, para que possam participar e ser livres para desfrutar e acompanhar com liberdade. O artista afirma que além das crianças, os professores têm sido um público frequente nas apresentações, sendo que muitos deles pesquisam nas escolas músicas que possam ser usadas de forma didática.

A apresentação deste domingo fecha o projeto “Estripolia Convida” deste ano, com previsão de outros dois espetáculos para cada semestre em 2020, com novos convidados. O disco do Estripolia pode ser encontrado à venda no Sebo Ponto de Cultura, Centro de Vila Velha, e na loja Thelema, no Centro de Vitória.

AGENDA CULTURAL

Estripolia convida – Iara Rennó

Quando: Domingo, 3 de novembro, às 17h 

Onde: Teatro Universitário – Ufes 

Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia) 

Classificação Livre.

Mais Lidas