Passado e futurismo se encontram na obra do artista capixaba Thiago Balbino. Radicado na Alemanha, ele continua mantendo um trabalho que dialoga entre a ancestralidade negra e elementos da modernidade. Com o título de Sisan, Thiago inaugura nesta quinta-feira (5), às 19h, uma exposição de seus trabalhos recentes no Cabrón Cine Bar, em Vitória. Na ocasião, em que o artista estará presente, haverá também música com o DJ Gustavo Txai.
Estarão expostos até o dia 15 de janeiro do ano que vem 12 de seus trabalhos em diferentes formatos, como pinturas, fotocolagens, cartões, arte digital e prints. “Sisan significa fluxo, movimento, passagem no idioma Iorubá”, conta o artista sobre o nome que é parte do conceito da exposição. “Diz respeito a passageiros, pessoas que estão indo e vindo, ou mesmo ao óleo que passa pelas correntes das máquinas, e aí estabeleço uma relação entre biológico e maquinário”.
Personagens negros e mestiços em desenhos, gravuras ou pinturas, envoltos em artefatos modernos, como androides de um tempo imaginado em que a cultura negra tenha um domínio tecnológico que permita reforçar os seus traços, pensamentos e saberes ancestrais, com uma dose especial de encantamento.
É constante a presença de elementos que dialogam com aspectos locais, que acompanham desde a infância de Thiago, como os caranguejos do mangue, tão presente embora pouco valorizados na capital capixaba, mas agora ressignificados com patas e puãs servindo de aparatos tecnológicos para os humanos. O afrofuturismo enquanto corrente estética se vale da ficção científica e tecnocultura para refletir sobre a diáspora africana e suas questões que perduram e perturbam até hoje. Imaginar outros futuros em que a subjugação histórica seja superada é um exercício que os desenhos de Thiago Balbino realizam com magia e maestria.
A exposição em Vitória tem curadoria e produção de Renata Apolinário e apoio do projeto Arte Comvida, que vem promovendo exposições artísticas em espaços menos convencionais, o que tem servido para dar visibilidade a uma série de produções. Renata pontua que como as galerias de arte têm certos tempos, espaços e burocracias que podem ser limitantes, outros lugares contribuem para exposição e também a troca entre os artistas e destes com o público. O Cabrón Cine Bar, localizado na Praia do Canto, é um dos espaços que tem se destacado nesse movimento de democratizar a arte, com diversas exposições durante o ano, apresentando obras de artistas como Didico, Lando, Thiago Ribeiro e Cesar Cola.
Além da exposição no Cabrón, Thiago Balbino também apresentará suas produções a partir do primeiro dia de 2020 na Casa da Barra, espaço que vai servir de ateliê, residência artística, galeria e café cultural em Conceição da Barra, norte do Estado. Mais sobre a produção do artista pode ser encontra em sua página no Instagram.
AGENDA CULTURAL
Inauguração da exposição Sisan, de Thiago Balbino
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro, 19h
Onde: Cabrón Cine Bar – Avenida Desembargador Santos Neves, 621, Praia do Canto – Vitória/ES
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado de 18h à meia-noite. A exposição fica no local até 15 de janeiro
Entrada Gratuita.