“E se você fosse músico, de uma cidade de interior, e de repente tivesse a oportunidade de gravar um disco com um produtor profissional num estúdio profissional lá no Rio de Janeiro?”. É com essa pergunta que o músico linharense Cainã Morellato abre o vídeo da campanha de financiamento coletivo para o lançamento do primeiro disco da banda Cainã e a Vizinhança do Espelho, que foi o primeiro grupo capixaba a tocar no Rock In Rio, em 2017.
O novo disco, chamado Vizinho, tem dez faixas e sua produção tem um custo total de R$ 25.875, que a banda pretende captar a partir de contribuição dos fãs por meio do site Catarse. Os colaboradores recebem em troca recompensas relacionadas com o grupo e seus parceiros e apoaidores, incluindo adesivos, CDs, camisas ou até cerveja artesanal, manuscrito original de músicas, workshop de produção musical e até um show privado em casa.
A meta da banda é gravar em janeiro de 2020 com o músico e produtor Bruno Giorgi, filho de Lenine e produtor de seu álbum Em Trânsito, vencedor do Grammy Latino 2018 na categoria Melhor Álbum de Rock. A gravação demanda 10 dias no estúdio O Quarto, no Rio de Janeiro, razão pela qual Cainã e a Vizinhança do Espelho precisam conseguir recursos para a própria produção, assessoria, passagens aéreas e hospedagem, além de custos da campanha de financiamento, como taxa do site e produção das recompensas.
A campanha é no estilo “tudo ou nada”. Se não conseguir cumprir a meta até dia três de janeiro, o dinheiro doado será devolvido para os doadores. A modalidade de financiamento coletivo tem sido uma alternativa para os artistas independentes, caso também do capixaba André Prando, que conseguiu lançar seu último disco, Voador, com contribuição de fãs e apoiadores.
Foi num estúdio caseiro que Cainã gravou seu primeiro disco solo, Morador do Mato (2015) e também o primeiro EP com a banda A Vizinhança do Espelho, chamado O Último Disco do Ano, lançado às 23h59 do dia 31 de dezembro de 2017. Ambos álbuns estão disponíveis nas redes digitais.
A carreira de Cainã começou em 2014, mas a junção com a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho começou em 2017, mesmo ano em que conseguiu tocar no Rock In Rio, após produzir um vídeo, participar de um concurso e ser selecionado. O grupo também participou de eventos importantes como SIM SP 2018 (São Paulo) Prêmio Profissionais da Música 2019 (Brasília), Formemus e Fábrica. Lab Infinitas (Vitória).
Para saber mais sobre Cainã e a Vizinhança do Espelho acesse https://linktr.ee/a.vizinhanca.