O curta-metragem Inabitáveis, dirigido pelo cineasta capixaba Anderson Bardot, foi selecionado para participar do 49° Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda, considerado um dos cinco maiores festivais de cinema da Europa. Concorre na categoria Voices Short Award, sendo exibido para o público do evento nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020. O filme ainda não estreou no Brasil. Foto: Facebook
Dança na tela
A obra de Bardot aborda temas como homoafetividade e negritude por meio da dança e da história do Espírito Santo, tendo sido filmado em diversas locações familiares aos capixabas. “Inabitáveis é um filme que fala sobre a celebração da diversidade e da liberdade do corpo”, disse o jovem diretor, formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Estado (Ufes). No final do ano passado, o Século Diário registrou um pouco sobre o filme no momento de gravação. Confira.
Captando investimentos
Aproveitando a visibilidade da obra e sua ida para o badalado evento na Holanda, Anderson Bardot vai buscar também parceiros e investidores internacionais para a realização de seu primeiro longa-metragem, O Sagrado Coração de Valquíria, que foi aprovado em edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) este ano.
Uma década de exposições no Palácio Anchieta
Neste 2019, o Espaço Cultural do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo, completou 10 anos de existência, tendo realizado 27 exposições nacionais e internacionais sobre arte e ciência. Durante uma década, o local recebeu mais de 900 mil visitantes, segundo informação do governo do Estado.
Portas fechadas no Sesc Glória
Mantendo a tradição desde sua inauguração, o Centro Cultural Sesc Glória anunciou que vai fechar as portas de 17 de dezembro até quatro de fevereiro de 2020. Alega que o edifício histórico passará por manutenção no período citado. Mas como se sabe, é uma política de recesso coletivo que deixa o espaço sem atividades justamente no período das férias escolas e de muitos profissionais, quando se tem mais tempo para desfrutar de eventos culturais.
Boogarins em Vitória
A banda goiana de rock psicodélico Boogarins vai tocar pela primeira vez no Espírito Santo. O show está agendado para 26 de janeiro de 2020, a partir das 15h, na Fluente, localizada em Vitória. O evento contará também com apresentação do grupo My Magical Glowing Lens, comandado pela produtora e multi-instrumentista capixaba Gabriela Terra.
Street Art na Casa da Barra
Espaço cultural provisório em Conceição da Barra, a Casa da Barra iniciou atividades entre os dias 20 e 23 de dezembro, com a realização de uma residência artística em Street Art com alguns dos mais destacados grafiteiros do Estado. O anfitrião Thiago Balbino (foto) recebe Kika Carvalho, Luhan Gaba e Starley. As novidades que virão podem ser acompanhadas pelo Instagram da casa.
Pronto para as festas?
O final de ano é época de muitas festividades da cultura popular capixaba. Para destacar algumas, haverá a Fincada do Mastro de São Benedito na Barra do Jucu, em Vila Velha, nos dias 28 de dezembro, às 16h, com participação das bandas de congo locais Mestre Honório e Raízes da Barra e a banda convidada Amores da Lua, e no dia 29, 15h, com as bandas Tambor de Jacarenema e Mestre Alcides. Em Serra Sede a programação vai de 24 a 27 de dezembro. O Ticumbi também se manifesta em Conceição da Barra, entre os dias 30 de dezembro e 1 de janeiro.