O Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo terá início nesta quarta-feira (13) em dezenove municípios, onde mais de cinco mil residências serão sorteadas para receber as equipes do estudo, que objetiva descobrir o percentual da população capixaba que já teve contato com o novo coronavírus.
Os primeiros municípios são: Aracruz, Colatina, Linhares, São Gabriel da Palha, Afonso Cláudio, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Pedro Canário, São Mateus, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo e Guaçuí.
A expectativa é de que até 27 municípios sejam envolvidos no estudo, que terá duração de dois meses, com uma nova rodada de visitas domiciliares a cada quinze dias. Em cada amostragem, serão testadas entre 5 mil e 6,5 mil pessoas, sendo uma por casa, podendo ser testadas mais pessoas em caso de confirmação.
Os participantes responderão a um questionário e farão um teste rápido, a partir de uma gota de sangue, cujo resultado é conhecido em quinze minutos.
As equipes contam com profissionais devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs), que serão descartados a cada visita em residência. Ao todo, 560 profissionais foram treinados para o trabalho, que, desde o período de planejamento, contou com pessoal das secretarias estadual e municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Provavelmente, informa o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, a maioria das pessoas que participarão do inquérito estará assintomática, mesmo que já tenha sido contaminada ou esteja com o novo coronavírus ativo no organismo, já que em grande parte dos casos o contato com o vírus não provoca sintomas ou, quanto muito, sintomas leves, como dor de garganta ou tosse. “O próprio sistema imunológico consegue vencer a doença”, explica.
O Espírito Santo já registrou até o momento mais de 28 mil notificações de casos suspeitos. Desses, 20.818 foram testados, segundo o Painel Covid desta segunda-feira (11), o que resulta em 5 mil testes por milhão de habitantes.
“É uma posição de destaque nacional”, salienta Nésio, anunciando a chegada, nesta terça-feira (12), do primeiro equipamento comprados pelo governo do Estado para realização de testes PCR em hospitais de referência para a Covid-19. O primeiro será instalado no Jayme Santos Neves, na Serra e os demais serão levados para os demais hospitais, na Grande Vitória e interior. “Pacientes graves terão confirmação ou não de Covid-19 em poucas horas”, diz.
Já os testes rápidos também serão aplicados em pacientes sem gravidade que façam parte do grupo de maior risco a ter seu quadro agravado: com mais de 45 anos e ao menos uma comorbidade. Esses farão o teste no sétimo dia de evolução do seu quadro gripal, “garantindo diagnóstico precoce e uma internação em enfermaria e UTI de maneira mais ágil”, explicou.