Projeto capacita moradores dos bairros Jaburu e São Benedito em ações de prevenção, além de debater instalação de ”casa de apoio”
No Território do Bem, em Vitória, os moradores têm intensificado as ações de prevenção à Covid-19. Para isso, capacitam 20 pessoas que já atuam como presidentes de rua, como têm sido chamados. Por meio dessa iniciativa, os voluntários são responsáveis por atuar em ruas dos bairros Jaburu e São Benedito, orientando os moradores sobre como se prevenir do coronavírus, detectar sintomas e a quem recorrer se desconfiar que contraiu a doença. A ideia é que novos voluntários sejam treinados prestar assistência nas demais comunidades da área.
O projeto é realizado pelo Ateliê de Ideias, Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, Fórum de Moradores do Território do Bem e Federação das Fundações e Associações do Terceiro Setor (Fundaes). Segundo a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário do Ateliê de Ideias, Denise Biscotto, os voluntários participam de capacitações virtuais semanais com a equipe de um plano de saúde que firmou parceria com o projeto.
Denise afirma que as secretarias estaduais de Direitos Humanos, Gestão e Assistência Social e Desenvolvimento já se comprometeram a procurar algum prédio público que possa servir para as instalações da casa de apoio.
O Espírito Santo registra, nos últimos dias, a “pauperização da pandemia”, com o avanço da Covid-19 para as comunidades carentes. A previsão é de explosão de casos nessas localidades, onde também predomina a falta de informações sobre a doença, como alertam lideranças comunitárias. Nesta terça-feira (12), o Painel Covid ES marcou mais de cinco mil pessoas confirmadas e 212 mortes.