Escolha do local foi motivada pela “inspeção” realizada por deputados estaduais no último dia 12, que gerou reações do governo
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou, na tarde desta quinta-feira (25), no estacionamento do Hospital Dório Silva, na Serra, o Ato em Defesa da Democracia, do SUS e em Homenagem aos Trabalhadores da Saúde. Um dos objetivos da iniciativa, segundo a presidente da Central, Clemilde Cortes, foi agradecer aos profissionais da área pelo empenho no combate à Covid-19.
Clemilde explica que o Dório Silva foi escolhido por ser o hospital onde, no dia 12 de junho, os deputados estaduais Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Carlos Von (Avante), Vandinho Leite (PSDB), Capitão Assumção (Patri) e Lorenzo Pazolini (Republicanos) realizaram uma “inspeção”, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugerir a invasão em hospitais para comprovar que a tragédia do coronavírus não é tão grave como afirma a ciência em todo o mundo.
“Deixamos claro em nosso ato que os profissionais da saúde precisam ser respeitados. Não estamos partidarizando nada. Se a visita tivesse sido feita em tempos de normalidade, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), por deputados que de fato defendem o SUS, seria uma coisa, mas fizeram isso seguindo a recomendação de um presidente que diz que a Covid-19 é somente uma ‘gripezinha”, critica Clemilde.
A presidente da CUT relata que após a fala em agradecimento aos profissionais da saúde, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e suas famílias. O grupo também soltou balões brancos. “Quem está lutando contra essa pandemia é o SUS e seus trabalhadores. Quando falamos em trabalhadores da saúde, são médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mas também porteiro, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, assistentes sociais e muitos outros”, destaca.
Segundo Clemilde, foram tomados todos cuidados necessários durante o ato, como distanciamento entre as pessoas, utilização de álcool em gel e máscaras. Vários sindicatos da base da CUT participaram, como o Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde), Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal/ES) e Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários de Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer).
Deputados acolhem clima de Bolsonaro, entram em hospital e causam nota de repúdio – Século Diário
Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, considerou a atitude grave e inadmissível