quarta-feira, novembro 20, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, novembro 20, 2024
quarta-feira, novembro 20, 2024

Leia Também:

Desencontro de informações marca Hora do Planeta 2013

A edição de 2013 da Hora do Planeta, iniciativa da Rede WWF, acontece neste sábado (23), das 20h30 às 21h30, em grande parte do mundo. Como é de praxe, nestes sessenta minutos, órgãos públicos, empresas e a população apagam as luzes em um ato simbólico indicando a preocupação com o aquecimento global. 

 
O movimento “Hora do Planeta” começou em 2007, em Sidney, na Austrália. Em 2012, segundo a WWF, mais de um bilhão de pessoas apagaram as luzes em todo o globo.
 
O Espírito Santo, bem ou mal, tem participado do evento nos últimos anos, especificamente desde 2009. Porém, nesta quinta-feira (21), a dois dias do evento, são poucas as informações concretas de quem vai ou não aderir a esta edição da Hora do Planeta. E, em parte dos órgãos, o desencontro de informações é grande.
 
O Convento da Penha, por exemplo, é provavelmente o caso mais lembrado pelos capixabas por ter participado nos últimos anos. Para esta edição, no entanto, não há informações sobre a participação do importante monumento histórico. O Ministério Público do Estado (MPES) já divulgou a sua participação e vai apagar as luzes da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).
 
A prefeitura de São Mateus, no norte do Estado, vai fazer diversas atividades durante todo o dia. Além disso, na hora marcada, as luzes também deverão ser apagadas.
 
O caso das prefeituras é o mais emblemático no que tange ao desencontro de informações. Vitória é o maior exemplo: no site do evento, a capital capixaba já teria oficializado a participação; porém, não há informações concretas com a Comunicação da prefeitura sobre essa participação.
 
A prefeitura da Serra já confirmou a entrada no movimento. No município, serão apagadas as luzes da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, e da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Serra Sede. 
 
No âmbito do governo do Estado, a única informação é que a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) não deve realizar nenhuma ação referente à Hora do Planeta.
 
Segundo o WWF, mais de 45 cidades brasileiras já confirmaram a participação. Contando com Vitória, até o momento 21 capitais vão apagar as luzes. 

Mais Lidas