domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

‘Quarentena Crônica’ reúne escritos de mulheres em isolamento social

E-book com 10 escritoras publicado pela editora Pedregulho está disponível gratuitamente e terá live na segunda-feira

Capa de Letícia Bueno

Reunindo crônicas escritas por 10 mulheres, o livro Quarentena Crônica foi publicado nesta sexta-feira (21) em forma de e-book no site da Editora Pedregulho. Para muitos, o período de isolamento dentro de casa tem sido também de estímulo à escrita, seja pela disponibilidade de tempo ocioso ou como refúgio e desabafo diante de um período tão estranho e preocupante para a humanidade e especialmente para os brasileiros.

O nome da obra apresenta um duplo sentido e trocadilho obviamente propositais. As crônicas foram desenvolvidas ao longo da quarentena e contam um pouco da rotina, desafios e reflexões destas mulheres.

Do ócio inicial das primeiras semanas de pandemia e quarentena, começaram as primeiras trocas literárias entre algumas mulheres do Espírito Santo. “Fui compartilhando os meus textos com elas durante a produção de crônicas para o Instagram”, conta a professora, pesquisadora e revisora Thiara Cruz. “A gente não estava falando de outra coisa, né?! Todos os nossos assuntos eram sobre o momento. E aí precisava canalizar isso, não no sentido de produtividade capitalista, mas de encontrar na escrita uma possibilidade para os dias”, explica.

Das trocas que iam acontecendo, a editora Marília Carreiro, responsável pela Pedregulho e que também assina uma crônica, sugeriu a Thiara assumir a organização de uma coletânea com mulheres escritoras que pudesse mostrar o que elas têm a dizer sobre o que vinham atravessando durante esse período. “São muitos os sentimentos, e são muitas as mulheres que escrevem!”, considera.

O passo seguinte foi a escolha e convite às mulheres que iriam contribuir com seus escritos. A busca começou por pessoas e grupos próximos como o clube de leitura Leia Mulheres, o grupo de estudos da Universidade Federal do Estado (Ufes), LitERÊtura, e o grupo Nosso Quilombo, do qual Thiara participa. Feita a escolha das escritoras, foram enviadas as orientações e elaborado um mapeamento com as condições de produção de cada uma. “Afinal esse projeto teve um cuidado muito grande em não ser mais um daqueles compromissos com datas e pressões. Acho que conseguimos fazer acontecer de uma forma fluida”, explica a coordenadora da obra.

Com os textos entregues depois de um período de “produtividade orgânica”, foi feito o processo de diagramação e agora a publicação para download. O “time”, ou melhor, seleção final de escritoras que participam da obra, ficou escalado assim, na seguinte ordem: Bárbara Maia Cerqueira Cazé, Jaiara Dias, Josélia Alves Oliari, Lorena Araújo, Marília Carreiro, Mariana Souza, Munah Malek Felicio, Renata Beatriz Rodrigues da Costa, Sthefany Duhz e Thiara Cruz. Juntas produzem um livro digital de 38 páginas, reunindo uma crônica de cada uma, a maioria com formato curto.

Renata gravou um vídeo especial convidando para o evento de lançamento e declamando a sua crônica.

Na próxima segunda-feira (24), às 17h, será feito o lançamento online com transmissão ao vivo pelo Instagram da Pedregulho. Haverá um bate-papo com Thiara Cruz mediado pela jornalista e escritora Lívia Corbellari, no qual conversarão sobre a obra e os textos nela contidos.

Mais Lidas