Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) de segunda-feira (25), o deputado José Esmeraldo (PR) voltou a fazer um alerta sobre o desmatamento de matas nativas para expandir o cultivo de eucalipto e o despejo de esgoto em nascentes dos rios que abastecem a Grande Vitória.
Segundo Esmeraldo, os rios já estão com volume de água reduzido em água de 50%, em especial o Jucu, Itapemirim, Cricaré, Santa Maria e o Rio Doce. O deputado fez um alerta para os municípios da Grande Vitória, prevendo racionamento de água no prazo de seis a oito anos.
“Não podemos perder mais tempo. Cadê o Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente) e o Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal)?”, questionou o deputado, sobre a atuação dos órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização da área.
Esmeraldo afirma já ter feito mais de 50 pronunciamentos na tribuna da Casa apenas acerca da crise da água no Estado, sempre cobrando, como nessa segunda-feira, a (falta de) atuação dos responsáveis pelo assunto.