Criação de fóruns municipais intersetoriais de políticas públicas pós-pandemia é uma das propostas
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) apresenta uma carta-compromisso para todas as candidaturas a prefeituras da Grande Vitória. A ideia, afirma o diretor de Comunicação da entidade, Paulo Loureiro, é que os candidatos assinem o documento, se comprometendo a valorizar os profissionais, melhorar a infraestrutura das escolas, e concretizar outras ações que o sindicato considera importantes para garantia da elevação da qualidade da educação pública municipal.
Uma das reivindicações é a criação de um Fórum Municipal Intersetorial Políticas Públicas pós-pandemia do coronavírus, que com o objetivo aprofundar a integração de políticas públicas, construindo uma agenda local de educação.
As propostas apresentadas na carta são “um instrumento para a consolidação de parcerias no movimento sindical e social, para o enraizamento de propostas e intervenção efetiva nos rumos das cidades e de suas gestões”, diz o sindicato.
O documento ressalta ainda que o Sindiupes, “é um ente político que atua na defesa dos direitos da classe trabalhadora e de iniciativas que visem melhorias significativas nas políticas transversais”, sendo fundamental, para a classe trabalhadora, a garantia da “continuidade e o aprofundamento de políticas que fortaleçam o projeto de sociedade democrática, o que implica desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, inclusão social, geração de emprego de qualidade, concursos públicos, trabalho decente e direito, sobretudo, a uma educação pública de qualidade”.