Docentes atribuem recuo do governo na restrição sanitária à pressão dos empresários da educação
Os coletivos Educação pela Base, Luta Unificada dos Trabalhadores da Educação (Lute), Resistência e Luta Educação e o Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizaram um ato contra a retomada das aulas em escolas de municípios de risco moderado para contaminação da Covid-19, que no atual Mapa de Risco somam 35, incluindo os da Grande Vitória. Eles colocaram faixas e cartazes em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sedu), na tarde desta segunda-feira (30).
A manutenção da suspensão das aulas presenciais nestes casos havia sido anunciada no dia 24 de novembro, mas no dia seguinte a gestão de Renato Casagrande voltou atrás na decisão. De acordo com o integrante do Educação pela Base, Antônio Barbosa, o grupo atribui a mudança de posicionamento à pressão por parte dos empresários da educação. Ele aponta que é período de rematrícula, sendo, portanto, interessante para as escolas privadas manterem suas portas abertas, como forma de garantir maior número de matrículas, embora haja um processo virtual para isso.
Curva crescente
O 33º Mapa de Risco, que passou a valer nesta segunda-feira e vai até o próximo domingo (6), apresenta um salto de cinco para 35 no número de municípios em risco moderado, incluindo os cinco da região metropolitana.
Embora o governo ressalte curva crescente de casos, as restrições são poucas, resultados de modificações feitas pelo governo do Estado, estando basicamente relacionada a bares e restaurantes e a eventos sociais e corporativos. Os primeiros podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h e, aos domingos, até às 16h. Já os eventos têm limitação máxima de 300, caso o distanciamento mínimo de 1,5m seja possível no espaço. As escolas permanecem liberadas para aulas presenciais.
Os municípios em risco moderado esta semana são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Piúma ,Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.