A Caixa explicou em nota que realiza ações para evitar as filas, que se repetem diariamente na cidade
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSD) ameaça retirar a folha de pagamento dos servidores municipais da agência da Caixa Econômica federal I(CEF) se não for resolvido o problema de atendimento à população. No último dia 7, a agência da Caixa na cidade foi multada, por desobediência à legislação municipal, que limita em 30 minutos o tempo de espera para atendimento bancário, a fim de evitar a formação de filas de clientes, principalmente provocadas em dias de pagamento de auxílio emergencial.
Nesta segunda-feira (11), centenas de pessoas se aglomeravam em uma fila extensa de acesso à agência local da Caixa. A prefeitura anunciou que vai fazer uma autuação por dia, se a instituição não providenciar um local adequado para atender aos seus clientes. Na primeira autuação, no dia 7, a multa foi de R$ 1.895,00, baseado em duas leis que limitam em 30 minutos o tempo de espera de clientes para serem atendidos em agências bancárias na cidade.
O problema tem sido recorrente na Caixa, principalmente a partir de abril de 2020, quando começarem os pagamentos do auxílio-emergencial do governo Federal por conta da pandemia do novo coronavirus.