sábado, novembro 23, 2024
22.1 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Em meio ao caos na saúde, panelaço contra Bolsonaro enche a noite em Vitória

As panelas soaram das janelas e varandas dos apartamentos por cerca de 20 minutos sob os gritos de “Fora Bolsonaro”

O som estridente de panelas batendo e os gritos de “Fora Bolsonaro”, entre outros termos de baixo calão, como “Vai tomar no C” e FDP, tomaram conta da noite desta sexta-feira (15) em vários bairros de Vitória, em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Sem governo, sem vacina, sem governo” foi a hashtag usada para a convocação, que uniu grupos de oposição e bolsonaristas arrependidos.

Janelas e varandas dos apartamentos se encheram de famílias insatisfeitas e revoltadas com o governo, pincipalmente com a situação de abandono da área de saúde no estado do Amazonas, agravada com a falta de oxigênio e centenas de mortes causadas pela Covid 19.

Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto, Bento Ferreira, Centro de Vitória e Fradinhos foram alguns dos locais onde ocorreu a manifestação, que durou cerca de 20 minutos, com início às 20h30m, convocada por redes sociais desde o dia anterior, quando veio a público o colapso do sistema de saúde de Manaus, a capital do Amazonas. Dezenas de pessoas morreram sufocadas por falta de oxigênio. 

Em Vila Velha, o panelaço foi mais ouvido na Praia da Costa, zona de classe média alta, mas ocorreu também em Itaparica. “O que está acontecendo agora em Manaus é uma prova de que se a gente não tirar Bolsonaro do poder, isso vai acontecer no país todo. Não tem oxigênio, não tem vacina, não tem governo! O grito tá engasgado: Fora Bolsonaro”, disse, em mensagem na internet, um morador de Itaparica. 

Para além do Espírito Santo, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de panelaço em todo o país. A manifestação ocorreu no mesmo dia em que lideranças políticas e movimentos sociais se mobilizaram visado pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), para colocar em votação os mais de 50 pedidos de impeachment do presidente Bolsonaro. 

Nas redes sociais o panelaço foi reforçado com o “Fora Bolsonaro”, aumentando a pressão para o pedido de impeachment ser colocado em votação na Câmara dos Deputados. Os bolsonaristas revidaram e usaram a Hashtag “bolsonaroaté2026” . 
Pouco antes do panelaço, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo está fazendo a sua parte, mas não explicou a falta de oxigênio na capital amazonense, menos de uma semana depois da visita ao local do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. A insatisfação a Bolsonaro se amplia e envolve até mesmo celebridades de direita, bolsonaristas arrependidos, entre elas o presidente do partido Novo, João Amoêdo, e o apresentador de TV Luciano Huck, virtual candidato a presidente da República em 2022.

Mais Lidas