Na coluna: os melhores discos capixabas, a volta do Sesc Glória, prazos de editais prorrogados, novo centro cultural em Baixo Guandu
Os melhores discos capixabas de 2020
Falando em discos, o site Inferno Santo, que se dedica à cultura alternativa capixaba, sobretudo à música, divulgou uma lista do que considera os 27 melhores álbuns ou EPs lançados no Espírito Santo em 2020, um ano tão atípico para a cultura e tantos outros setores. O site selecionou trabalhos “que vão do rap ao folk, da MPB ao metal e da podreira ao luxo. Música para todos os gostos”. Confira aqui.
Escadaria homenageia berço do samba
A Escadaria da Piedade, no Centro de Vitória, ganhou novas cores essa semana, num belo trabalho que trouxe as memórias sobre o morro que é o berço do samba capixaba, sendo local de fundação da primeira escola de samba do Espírito Santo, a Unidos da Piedade, em 1955. A realização foi da Casa 7, casa de shows localizada na Rua Sete de Setembro, onde a escadaria tem início. A concepção artística foi da talentosa artista Kika Carvalho.
Secult prorroga prazo para inscrição em editais
Recursos estaduais da Lei Aldir Blanc ainda não foram liberados
Os recursos estaduais da Lei Aldir Blanc serão liberados apenas na primeira quinzena de fevereiro. A informação inicial era de que o pagamento seria iniciado em meados de janeiro. O problema é que na letra da lei, os projetos contemplados precisariam ser concluídos até o final de março de 2021, um prazo já curtíssimo que fica ainda mais reduzido, já que eles não podem ser iniciados antes da liberação do recurso. Porém, existe uma pressão para que o governo federal amplie o prazo de execução dos projetos contemplados para o final do ano. O secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha foi um dos que participou de reunião nesta semana com o Ministério do Turismo para tratar da possível prorrogação desses prazos.
Enquanto isso na Ancine…
Na Agência Nacional de Cinema (Ancine), são 21 projetos do Espírito Santo e muitos mais de outros estados que foram aprovados pelo Fundo Setorial de Audiovisual nos editais de 2019 e ainda não receberam recursos. Nem há qualquer previsão sobre o tema. Os projetos capixabas somam R$ 9,5 milhões para o setor, fortemente afetado pelas paralisações de atividades no ano passado diante da Covid-19.
Sesc Glória deve reabrir em fevereiro
Segundo apuração do jornal A Gazeta, o Centro Cultural Sesc Glória vai voltar a funcionar em fevereiro no Centro de Vitória. O local estará aberto de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, e eventualmente aos sábados, com funcionamento da biblioteca, cinema e exposições e realização de cursos em diversas áreas da cultura. Em maio do ano passado, o Sesc Glória demitiu quase toda sua equipe de profissionais da cultura. A notícia da reabertura é boa, mas as dúvidas sobre qual será a política cultural do espaço nessa nova fase ainda seguem.
Campanha para iniciar centro cultural em Baixo Guandu
A Associação Cultural Cadoz, de Baixo Guandu, no centro-este do Espírito Santo, começou uma campanha de financiamento coletivo para a criação do Centro de Artes Integradas (Cecarti), um espaço para contribuir com a circulação da arte e encontros no pós-pandemia. A meta é arrecadar R$ 42 mil reais para cobrir o aluguel do espaço para abrigar oficinas e atividades em diferentes linguagens como música, teatro, dança, cinema e outros. Para cada doação há uma contrapartida. A campanha está no site Benfeitoria e a expectativa é de inaugurar o espaço em abril.
Coletivo de Guarapari seleciona artistas e profissionais da cultura
O Sinestesia, coletivo cultural de Guarapari, abriu uma seleção buscando profissionais ligados ao mundo artístico e com experiência nas seguintes áreas: Marketing, Publicidade, Fotografia e Vídeo, Contabilidade, Administração, Direito, Captação de Recursos, Comunidades Tradicionais, Escrita de Projetos. Além disso, o Sinestesia fez um chamado para seleção de 10 jovens artistas residentes em comunidades periféricas do município para receberem um prêmio. As inscrições são por formulário online. O grupo prepara também a inauguração de um espaço cultural independente fora do eixo da capital capixaba, a Casa Sinestésica.