A ação prefentiva, que já reduziu os alagamentos em vários bairros, precisa da cooperação da população
“Jardim Marilândia e Cobilância, bairros onde ocorrem grandes alagamentos, já sentiram o efeito desse trabalho, que irá prosseguir nos próximos dias”, aponta o secretário, que apela à população para que não jogue lixo nas ruas e nos bueiros. “Com essa cooperação, reduziremos o problema”, comenta Anadelso.
A Secretaria de Serviços Urbanos também vem monitorando as estações de bombeamento e as comportas com equipes de técnicos e engenheiros. Segundo Anadelso, esse trabalho irá atingir todos os bairros de Vila Velha. “A intenção é prevenir o acúmulo de lixo nesses locais durante o período de fortes chuvas, para que não obstrua o escoamento das águas e facilite o trabalho das bombas de drenagem”, explica.
“Além do lixo que costuma ser depositado de forma errada nos canais, os resíduos que se acumulam com o tempo impedem que a água das chuvas escoe, por isso o trabalho de limpeza precisa ser constante nestes locais”, enfatizou.
A prefeitura afirma que mantém a limpeza da extensão dos 42 quilômetros de canais do município de forma permanente, seguindo um cronograma. Na última sexta-feira (5), o foco foi o canal de Cobilândia e o canal de Marilândia. No final de semana, toda extensão do canal de Guaranhus foi limpa. Com as chuvas desta segunda-feira (8), o serviço foi ampliado nos mesmos locais.