domingo, setembro 22, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, setembro 22, 2024
domingo, setembro 22, 2024

Leia Também:

​Divisa entre São Mateus e Jaguaré começa a ser definida

Câmara de Vereadores debaterá questão que se arrasta desde 2013, envolvendo cinco mil pessoas

Uma questão que se arrasta desde 2013, na gestão do então prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto, pode começar a ser solucionada na noite desta sexta-feira (5). Trata-se da divisa com o pequeno município de Jaguaré, de cerca de 30 mil habitantes, no norte do Estado, localizada em uma faixa de terra reclamada por mais de cinco mil pessoas que ali residem na região fronteiriça e que pretendem ter o território de volta.

O encontro, na Câmara de Vereadores, dará prosseguimento ao debate já levado à Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa e com processo em andamento no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) desde 31 de janeiro de 2019. No início deste ano, técnicos desse órgão estiveram em Jaguaré para visitar as comunidades e conversar com moradores da divisa.

A questão entre os dois municípios vem desde a emancipação de Jaguaré, em 1991. “Moramos na região, temos contas de água, energia, documentos pessoais, dos imóveis e dos automóveis em Jaguaré. No entanto, um secretário do então prefeito Amadeu Boroto esteve na região e disse que a divisa era em outro lugar”, relata um morador.

Muitas áreas de terra que até então pertenciam a Jaguaré passaram para São Mateus e começou o problema vivido por cerca de cinco mil pessoas que moram na região da divisa.

“Pessoas que tinham um posto de saúde a dez metros da casa passaram a ter que andar quilômetros para serem atendidas; o ônibus que levava as crianças para escola passou a pegar só aquelas que moravam de um lado da estrada; as estradas deixaram de ser transportadas, pois não sabiam ao certo de quem era a responsabilidade. Um transtorno terrível”, comenta.

A Comissão de Cidadania, quando era presidida pelo ex-deputado José Carlos Nunes (PT), conseguiu resolver junto ao Idaf problemas de divisa envolvendo os municípios de Dores do Rio Preto, região do Caparaó, no Espírito Santo, e Espera Feliz, em Minas Gerais. Essa alteração serviu de motivação para os moradores de Jaguaré iniciarem o movimento para terem seus terrenos de volta.

O encontro terá a participação do representante do Idaf, Vailson Shineider; dos membros da Comissão de Regularização da Divisa; do ex-deputado Nunes; prefeito do município, Marcos Guerra (Cidadania); presidente da Câmara, Jean Costalonga (Cidadania); e lideranças da região.

Mais Lidas