Na coluna: desafio das mulheres na música, audiolivro de Bernadette Lyra, websérie Bekoo das Pretas, Cultura em Colapso
Criada como sede dos grupos Repertório Artes Cênicas e Cia. e Grupo Z de Teatro, a casa Má Companhia, no Centro de Vitória, se firmou como espaço importante para a produção, reflexão e difusão teatral no Espírito Santo. Entre as atrações ao longo dos anos, estiveram as mostras teatrais, que voltam com força neste mês de março, agora em versão online. O Festival Em Má Companhia acontece de 6 a 28 deste mês, reunindo a 5ª Mostra OFF de Teatro de Grupo, a Mostra Casa Vermelha, três mesas temáticas (Mesas OFF) e uma conferência. Toda programação é gratuita e será transmitida pelo YouTube e Instagram da Má Companhia.
Documentário mostra desafio das mulheres no mundo da música
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estreia o documentário “#Mulherex: O Que Elas Estão Pensando?”, dirigido pela cantora e compositora linharense Bella Nogueira. Nele, quatro artistas contam sobre os desafio das mulheres na música, com imagens e entrevistas gravadas no Estúdio Bravo, em Vitória. Participam como entrevistadas a tecladista Thaysa Pizzolato, a rapper Afronta MC, a cantora e compositora Thainá Lopez e a própria Bella Nogueira, também cantora e compositora. O vídeo estreia às 14h, no canal Explicanção no YouTube.
Websérie conta história do Bekoo das Pretas
Festa icônica de cultura negra no Espírito Santo, o Bekoo das Pretas ganhou uma websérie relembrando sua trajetória, influências e importância, com imagens e depoimentos de suas protagonistas, sobretudo mulheres negras. “Bekoo das Pretas Made by Queens” terá sete episódios, sendo dois deles já disponíveis online. Assista ao primeiro abaixo. Alerta de gatilho: para quem curtia os eventos, suspensos durante a pandemia, vai bater saudades.
Maria Laurinda Adão estreia projeto Cachoeiro de Memórias
Também na próxima segunda-feira e na esteira da celebração do dia 8, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult) publica em seu canal no YouTube, a partir das 16h, uma entrevista da mestra da cultura popular cachoeirense Maria Laurinda Adão. Da comunidade quilombola de Monte Alegre, ela é uma personagem marcante: parteira, coveira, líder comunitária e mestra do Caxambu Santa Cruz, um dos mais conhecidos do Estado. Publicado em data especial devido ao Dia Internacional da Mulher, a entrevista faz parte do projeto Cachoeiro de Memórias, que a partir das semanas seguintes publica toda quinta-feira vídeos de entrevistas com personalidades do município e informações sobre centros culturais, turismo e atividades artísticas e culturais da cidade.
Saraus homenageiam mulheres negras
O Sarau Palmarino, realizado mensalmente e com versão online durante a pandemia, terá uma edição especial em março, na qual vai homenagear, ou melhor, “mulheragear” mulheres negras, como a vereadora carioca Marielle Franco, cujo assassinato completa três anos este mês, ainda sem respostas das autoridades. Além dela, o evento vai fazer referência à Dona Penha, mãe do ativista Lula Rocha, um dos idealizadores do Sarau, que faleceu no último mês. Atuante politicamente desde os anos 80, ela participa de entidades como a Pastoral Operária e a Associação de Moradores de Santana, bairro de Cariacica. Tradicionalmente realizado no Bar da Zilda, no Centro de Vitória, o Sarau Palmarino vem acontecendo ao vivo pelo Instagram do Círculo Palmarino ES, e esta edição abre a programação da Jornada de Lutas Pela Vida das Mulheres. Será no sábado (6), às 15h.
Livro de Bernadette Lyra terá versão em áudio
Obra que contém uma seleção de crônicas sobre Vitória escritas por Bernadette Lyra, o livro “Guananira” vai ser disponibilizado em breve em dois novos formatos: audiolivro e ebook. O projeto para aumentar a acessibilidade à obra é realizado pela Editora Maré, com recursos da Lei Aldir Blanc. As crônicas do audiolivro terão interpretação por meio das vozes das atrizes Carolina Lopes, Luciene Camargo e Ingrid Carrafa.
Videoclipe traz imagens e esperança diante da pandemia
“Esse grito-canção” é o nome da música composta por Gilson Soares e Élcio Bortolon, lançada nesta semana junto com videoclipe e interpretação de Marcos Côco no canal do Clube Capixaba do Vinil. Uma música que reflete muito do momento da pandemia. O clipe traz diversas imagens incluindo personagens que se destacaram nos últimos meses no Espírito Santo e no Brasil, como o violonista Elias Belmiro, a epidemologista Ethel Maciel e a médica Margareth Dalcolmo, os padres Kelder e Júlio Lancelotti, além de imagens de opressão, resistência e solidariedade. Assista abaixo:
Três artistas capixabas serão selecionados para a TendaLab
Outro evento que seleciona músicos é o Festival Rota Instrumental, com inscrições até 10 de março e cachê de R$ 1 mil para cada uma das 10 propostas selecionadas, que devem ser apresentações de música instrumental com duração entre 20 e 60 minutos. O evento acontece de 25 a 27 de março.