sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

Cariacica suspende aulas presenciais e entidades defendem retorno somente com vacina

Gestão de Euclério Sampaio se antecipou e suspendeu aulas na rede municipal a partir desta terça-feira 

Em ofício destinado aos diretores da rede municipal de ensino de Cariacica, a gestão de Euclério Sampaio (DEM) suspendeu as aulas presenciais a partir desta terça-feira (16), data em que elas começariam. O representante da Associação de Pais de Alunos do Estado do Espírito Santo (Assopaes) no Conselho Municipal de Educação de Cariacica (Comec), Rogério Cipriano Moreira, defende que a medida deve ser mantida até que todos profissionais da educação sejam vacinados.

A prefeitura de Cariacica afirma ter tomado a decisão pelo fato de cerca de 50% dos profissionais da educação do município transitarem em outros municípios por terem mais de um vínculo empregatício, considerando o agravamento dos casos de contágio entre trabalhadores e estudantes, e “as demais situações emergenciais decorrentes da pandemia”. As aulas serão oferecidas de forma remota, “para garantir o direito de aprendizagem dos 47 mil alunos matriculados na nossa rede de ensino”, como aponta o documento.

Rogério relata que tanto a Assopaes quanto o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública no Espírito Santo (Sindiupes), do qual é diretor, solicitaram ao secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar, nessa segunda-feira (15), que considerasse o aumento das internações, ocupação dos leitos hospitalares, a dificuldade de manter e cumprir o protocolo nas escolas por falta de recursos materiais e humano, e o risco que o momento oferece para a comunidade escolar.
“Estamos no pior momento de disseminação e contaminação. Parte considerável dos trabalhadores da educação transita de um município para o outro. Com o retorno das aulas, aumentaria muito o risco. Nesse momento, devemos seguir o que os estudiosos orientam. Manter ou suspender as aulas significa vidas preservadas”, ressalta.

Rogério refuta as críticas de algumas pessoas que acreditam que a suspensão das aulas presenciais significa que os professores não irão trabalhar. “Os pais e a sociedade em geral precisam entender que o professor tem trabalhado e, muito, através das plataformas, com as atividades remotas. Foi preciso nos adaptarmos a esse novo momento pelo qual o mundo está passando”, afirma.

A medida de Euclério Sampaio foi tomada justamente no dia em que os prefeitos da Grande Vitória se reuniram com o governador Renato Casagrande (PSB) e o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes. Na ocasião, foi decidido que Cariacica, Vitória e Viana também passariam, como Vila Velha e Serra, à classificação de risco alto para a Covid-19, diante do agravamento da pandemia e do fato de a região metropolitana registrar grande circulação de pessoas, muitas vezes, por mais de um município, diariamente.

Mais Lidas