Centro de atendimento em Barra de São Francisco foi construído com participação da comunidade
Identificada como epicentro da variante inglesa do coronavírus chamada de B.1.1.7, o município de Barra de São Francisco, noroeste do Estado, antecipou a abertura do novo Centro de Atenção à Pacientes de Covid para esta sexta-feira (2), com capacidade para internar até 50 pessoas simultaneamente para os primeiros cuidados, quando os testes para a doença derem positivos. Até a última segunda-feira, Barra de São Francisco esteve em lockdwon, cujo resultados será avaliado neste fim de semana.
O secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda, anunciou que o município recebeu cinco mil testes rápidos da Secretaria de Estado da Saúde. “Foi uma deferência do secretário Nésio [Fernandes] com o nosso município para tentarmos frear o surto da doença. O resultado sai em 10 minutos. Nos que derem positivo, iniciamos o tratamento de imediato. Os que derem negativo vamos acompanhar e testar de novo com quatro dias”, disse Gustavo.
Centenas de pessoas, entre servidores e voluntários, passaram o dia de quinta-feira (1) trabalhando para montar as camas hospitalares, armários e outros equipamentos para possibilitar a abertura imediata da unidade, que funcionará das 8 às 20 horas na sexta e no sábado (2 e 3) e das 8 às 13 horas no domingo (4).
“Servidores trabalharam incansavelmente e a comunidade, não apenas de Barra de São Francisco, mas também de outras cidades, foi solidária, ajudando na montagem do Centro”, disse Enivaldo.