domingo, novembro 24, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 24, 2024
domingo, novembro 24, 2024

Leia Também:

​Epicentro de variante inglesa da Covid ganha unidade de saúde especializada

Centro de atendimento em Barra de São Francisco foi construído com participação da comunidade

PMBSF

Identificada como epicentro da variante inglesa do coronavírus chamada de B.1.1.7, o município de Barra de São Francisco, noroeste do Estado, antecipou a abertura do novo Centro de Atenção à Pacientes de Covid para esta sexta-feira (2), com capacidade para internar até 50 pessoas simultaneamente para os primeiros cuidados, quando os testes para a doença derem positivos. Até a última segunda-feira, Barra de São Francisco esteve em lockdwon, cujo resultados será avaliado neste fim de semana.

O secretário Municipal de Saúde, Gustavo Lacerda, anunciou que o município recebeu cinco mil testes rápidos da Secretaria de Estado da Saúde. “Foi uma deferência do secretário Nésio [Fernandes] com o nosso município para tentarmos frear o surto da doença. O resultado sai em 10 minutos. Nos que derem positivo, iniciamos o tratamento de imediato. Os que derem negativo vamos acompanhar e testar de novo com quatro dias”, disse Gustavo.


Centenas de pessoas, entre servidores e voluntários, passaram o dia de quinta-feira (1) trabalhando para montar as camas hospitalares, armários e outros equipamentos para possibilitar a abertura imediata da unidade, que funcionará das 8 às 20 horas na sexta e no sábado (2 e 3)  e das 8 às 13 horas no domingo (4).
O prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD) comemorou o fato de que, em sete dias, a municipalidade transformou uma escola abandonada em Centro de Atenção a Pacientes de Covid e atribuiu o êxito à força da mobilização da comunidade.
“Servidores trabalharam incansavelmente e a comunidade, não apenas de Barra de São Francisco, mas também de outras cidades, foi solidária, ajudando na montagem do Centro”, disse Enivaldo.
O toque de recolher em Barra de São Francisco funcionou entre os dias 24 e 29 de março (quarta a segunda-feira), das 20h às 6h, com objetivo de conter o avanço de Covid-19. Nesse período, ficaram suspensos o funcionamento de quaisquer serviços e atividades. As farmácias e supermercados somente puderam funcionar por meio do sistema de entregas (delivery), com abertura parcial de portas, portões e afins. Uma avaliação está sendo feita, a fim de direcionar as novas medidas a serem adotadas. 

Mais Lidas