Hospitais particulares da Serra e de Cariacica carecem de oxigênio, anestésicos e medicamentos para intubação
A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) divulgou um levantamento feito com seus 88 afiliados no qual mostra que a maioria deles está com escassez de insumos essenciais para o atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19, como oxigênio, anestésicos e medicamentos para intubação. Embora o levantamento não informe os nomes dos hospitais, apenas as cidades onde estão localizados, as informações apontam para o Hospital Meridional, em Cariacica, uma vez que é o único associado da entidade no município.
O problema também ocorre na Serra, onde a Anahp agrega o Vitória Apart Hospital e o Metropolitano, este último pertence à Rede Meridional. O Vitória Apart Hospital foi procurado por Século Diário para relatar a situação, mas não se posicionou até o fechamento desta matéria.
O levantamento, segundo a entidade, é feito constantemente entre os associados, com o intuito de identificar aqueles que apresentam cenários mais graves em relação à falta de insumos. Assim, explica a Anahp, é possível informar o Ministério da Saúde sobre o desabastecimento dos insumos.
Procurada, a Rede Meridional informou que, assim como “toda a rede hospitalar pública e privada do Brasil diante do cenário de pandemia instalado, encontra-se com aumento do consumo de insumos hospitalares acima da média normal”. Entretanto, afirma, “apresenta estoques em níveis confortáveis para garantir a regularidade do tratamento de seus pacientes”. E acrescenta: “estamos nos conduzindo de forma atenta e atuante na tomada das medidas necessárias para que a manutenção dos estoques se perpetue em números adequados até o fim deste difícil período”.