Nesta sexta-feira (12), será dada continuidade às atividades em comemoração aos 164 anos da Revolta do Queimado. Na Assembleia Legislativa, em Vitória, será realizada uma Sessão Solene para homenagear o fato histórico que é o maior símbolo da luta escrava em solo capixaba. Em seguida, o balneário de Manguinhos, na Serra, recebe o show de Jair Rodrigues .
Algumas entidades e personalidades negras de grande importância para o Estado e para o Brasil que se destacam no combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, e na defesa dos princípios fundamentais e na promoção da vida estarão presentes no evento.
Para reconhecer essas atuações, seis pessoas, incluindo o cantor Jair Rodrigues, serão condecorados com a Comenda Chico Prego pelo Poder Legislativo Estadual.
Vale ressaltar que a Sessão Solene, anteriormente designada para o dia 19 de março, foi adiada em função da forte chuva que incidiu sobre a Grande Vitória naquele dia. Esse calendário de atividades conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
Ao chegar em São José do Queimado, em 1845, o Padre Gregório sentiu a necessidade de construir uma igreja no local. Para isso, convocou toda a comunidade para ajudar na construção, cabendo aos negros o trabalho mais árduo e pesado.
Durante esse processo, surgiu uma suposta promessa de libertação dos negros por parte do padre e que mudaria o ritmo do vilarejo. Dizia-se na época que ele havia prometido alforria aos escravos que estavam trabalhando na construção da igreja e que ela seria efetivada no dia da inauguração da igreja.
No dia 19 de março de 1849, durante a missa inaugural, os mais de 200 escravos que estavam presentes nos arredores da igreja, viram, depois de muita espera, que a promessa não seria concretizada. Certos de que haviam sido enganados, invadiram a igreja para cobrar uma resposta do padre.
Diante do problema, ele negou a promessa de alforria e se trancou na sacristia. Isso gerou uma revolta que acabou virando um grande massacre, com a morte de muitos escravos. Os principais líderes do movimento foram: Elisiário, Chico Prego e João da Viúva.
Comemoração dos 164 anos da Revolta do Queimado
Sexta-feira (12)
Plenário Dirceu Cardoso (Assembleia Legislativa)
19h | Entrega da Comenda Chico Prego
– Aécio Leite (vereador do município da Serra)
– Gilmar Carlos da Silva (vereador do município da Serra)
– Arabelo do Rosário (professor)
– Jair Rodrigues (músico)
– Sebastião Sabino de Souza (secretário SEDIR)
– Nelma Gomes Monteiro (professora)
Show em Manguinhos (Praça Central)
20h | Atração local
21h | Jair Rodrigues