População prisional corresponde a 22,7 mil pessoas, sendo 21,8 mil homens e 981 mulheres
Dados da Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal (Dirajusp), ligada à Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), referentes ao mês de março, apontam que cerca de 75% das unidades prisionais capixabas estão superlotadas, o que corresponde a 28 das 37 que existem no Espírito Santo. Segundo o levantamento, a população prisional capixaba corresponde a 22,7 mil pessoas, sendo 21,8 mil homens e 981 mulheres. A maioria dos detentos, ou seja, 14,9 mil, está na Grande Vitória, enquanto o interior conta com 7,8 mil.
Em todo o Estado, há 14,9 mil detentos condenados; 7,8 mil provisórios, ou seja, que aguardam julgamento; 51 com medida de segurança; e 289 em prisão domiciliar com tornozeleira. Entre os condenados, 14,9 mil estão em regime fechado e 4,5 mil no semiaberto. Na Grande Vitória o déficit de vagas é de cerca de 6 mil, uma vez que as vagas previstas são 8,9 mil.
Em todo o estado, nove unidades prisionais estão com, no mínimo, o dobro da capacidade: Centro de Detenção Provisório de Cachoeiro de Itapemirim, Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim, Instituto de Ressocialização Social, Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, Penitenciária Estadual de Vila Velha 2, Penitenciária Estadual de Vila Velha 3, Penitenciária Estadual de Vila Velha 5, Penitenciária Semiaberta de Vila Velha, Centro de Triagem de Viana e Penitenciária de Segurança Máxima 1.