sábado, novembro 23, 2024
23.9 C
Vitória
sábado, novembro 23, 2024
sábado, novembro 23, 2024

Leia Também:

‘Bolsonaristas têm sangue nas mãos’

Manifestação antifascista interceptou carreata de extrema-direita em Vitória neste domingo

Manifestantes antifascistas realizaram uma ação neste domingo (11) em resposta à Marcha da Família Cristã pela Liberdade, convocada por movimentos de extrema-direita, que saíram em carreata da Praça do Papa, em Vitória. Ao chegarem no vão da Terceira Ponte, próximo ao Shopping Vitória, os carros foram interceptados pela manifestação antifascista, que trazia à frente uma faixa com o dito: Bolsonaristas têm sangue nas mãos”.

Haimon Verly

A Polícia Militar e a Guarda Municipal se mantiveram entre as duas manifestações e controlaram o fluxo dos carros. O ato anfascista pegou de surpresa a carreata trazendo faixas e palavras de ordem, enquanto os carros buzinavam e levavam bandeiras do Brasil.

Entre os dois lados houve palavras de insultos, mas sem incidentes graves. O vídeo abaixo, publicado pelo Mídia Ninja ES, registrou o momento em que a polícia interveio para liberar a pista em meio a gritos dos manifestantes, que diziam “64 não vai voltar, somos democracia com o poder popular”, em referência ao golpe civil-militar que desatou a ditadura em 1964, e contou com apoio de atos de setores das classes dominantes e lemas parecidos com os defendidos pelos manifestos bolsonaristas atuais.

“Esse ato hoje é importante para demarcar que tem disputa nas ruas, que estamos aqui e que eles não estão sozinhos nas ruas, chamando por golpe e intervenção militar. Esses fascistas estão se declarando cada vez mais, fazendo seus gestos nazistas, representando a posição do bolsonarismo, empresários e da polícia”, disse um dos manifestantes,. que preferiu não se identificar. “Nós precisamos mostrar a nossa voz, a nossa força e a nossa posição. Enquanto eles estiverem nas ruas, nós vamos estar também”, disse.

No alto de um dos trios elétricos que acompanhava a carreta com uma bandeira monarquista, estava o ex-senador Magno Malta (PL). O ato foi convocado pelo Movimento Conservador do Espírito Santo e pelo grupo Resgate Brasil, com saída às 12h30 da Praça do Papa evocando Deus, Família, Pátria e Liberdade, alegando o “cerceamento de liberdades individuais e religiosas, a liberdade de culto e o direito ao trabalho” devido às medidas adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus no momento mais crítico da pandemia no país.

Em março, outro ato de apoiadores de Bolsonaro terminou na casa da mãe do governador Renato Casagrande, uma senhora de 88 anos, o que provocou inúmeras críticas, incluindo uma nota de repúdio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Quanto ao movimento antifascista, o ato deste domingo foi o segundo desde o início da pandemia. O primeiro aconteceu em maio de 2020, além de outras intervenções feitas em grupos menores pelas ruas.


Antifascistas realizam ato pela democracia em Vitória

Com cartazes, bandeiras e palavras de ordem, grupo foi até a Praça do Papa neste domingo, onde ocorria manifestação bolsonarista


https://www.seculodiario.com.br/politica/antifascista-realizam-ato-pela-democracia-em-vitoria

Mais Lidas