Informação é baseada na possibilidade de redução da Taxa de Transmissão e da ocupação de leitos de UTI
Dados divulgados nesta segunda-feira (26) pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, mostram tendência de queda nos casos confirmados de Covid-19. A previsão é de que a Taxa de Transmissão (RT) desta e da próxima semana chegue a um ou até menos. Ao longo do mês de maio, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser inferior a 80%. Assim, as aulas presenciais podem retornar no próximo mês na maioria dos municípios, conforme projeta o gestor da pasta.
De acordo com o secretário, se essas previsões de consolidarem, muitas cidades mudarão seu enquadramento dentro da Matriz de Risco, que estabelece risco, baixo, moderado, alto ou extremo. “As flexibilizações, as aberturas econômicas e sociais, não são aleatórias. São previstas, definidas, estabelecidas pela matriz com o risco de cada município. Ao alcançar taxa de ocupação inferior a 80%, o Espírito Santo apresentará majoritariamente risco baixo e moderado, podendo retornar as atividades educacionais”, disse.
De acordo com a atual Matriz de Risco, válida a partir desta segunda-feira (26), 23 municípios estão em risco moderado para Covid-19, sendo autorizadas as aulas presenciais. Outros 50 estão em risco alto, incluindo a Grande Vitória, e cinco em risco extremo, o que impede a abertura de escolas. A questão é alvo de polêmicas, com repercussão inclusive na Justiça, que recentemente derrubou decisão que permitia aulas em todo o Espírito Santo, independentemente da classificação estipulada pelo governo do Estado.