Diego Herzog, presidente da Gold, explica que o serviço também irá gerar dados para elaboração de políticas públicas
Está em funcionamento o Serviço de Atendimento Humanizado às Vítimas de Violações de Direitos Humanos (Sahuv), do governo do Estado, executado pela Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold). Os capixabas podem fazer denúncias de violações de direitos humanos ocorridas em qualquer parte do Espírito Santo, inclusive, preservando o anonimato.
As denúncias, afirma o presidente da Gold, Diego Herzog, são encaminhadas para os órgãos competentes, havendo, também, o acompanhamento completo de todos os casos. “Por exemplo, se é sobre violência contra o idoso, encaminhamos para a Delegacia do Idoso. Se é contra criança e adolescente, para o Conselho Tutelar”, explica.
Gilmar destaca que o Sahuv é uma iniciativa pioneira no Espírito Santo. “Em se tratando de um canal de denúncia, com equipe técnica, multidisciplinar, com capacidade de atendimento humanizado, é o primeiro”, exalta.
O projeto foi pensado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), ao analisar o balanço de denúncias recebidas referentes a situações de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, internos de unidades prisionais, entre outras relacionadas ao gênero e à raça. A Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold) foi a Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de edital de chamamento público.